A morte e a morte de Quincas Berro Dágua

A morte e a morte de Quincas Berro Dágua Jorge Amado


Compartilhe


A morte e a morte de Quincas Berro Dágua





Jorge Amado narra nesta novela deliciosa o duplo óbito de Joaquim Soares da Cunha, vulgo Quincas Berro Dágua, cidadão exemplar que a certa altura da vida decide abandonar a família e a reputação ilibada para juntar-se à malandragem da cidade.

"Saí da leitura dessa extraordinária novela [...] com a mesma sensação que tive, e que nunca mais se repetiu, ao ler os grandes romances e novelas dos mestres russos do século XIX", declarou Vinicius de Moraes. Escrita em 1959, esta pequena obra-prima de concisão narrativa e poética é tida por muitos como uma das mais extraordinárias novelas da nossa língua.

Numa prosa inebriante, que tangencia o fantástico sem perder o olhar aguçado para as particularidades da sociedade baiana, Jorge Amado narra a história das várias mortes de Joaquim Soares da Cunha, vulgo Quincas Berro Dágua, cidadão exemplar que a certa altura da vida decide abandonar a família e a reputação ilibada para juntar-se à malandragem da cidade.

Algum tempo depois, Quincas é encontrado sem vida em seu quarto imundo. Sua envergonhada família tenta restituir-lhe a compostura, vesti-lo e enterrá-lo com decência; mas, no velório, os amigos de copo e farra dão-lhe cachaça, despem-no dos trajes formais e fazem-no voltar a ser o bom e velho Quincas Berro Dágua. Levado ao Pelourinho, o finado Quincas joga capoeira, abraça meretrizes, canta, ri e segue a farra em direção à sua segunda e agora apoteótica morte.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (14)

ver mais
A morte e a morte de Quincas Berro Dágua
A morte e a morte de Quincas Berro Dágua
A morte e a morte de Quincas Berro D
A Morte e a Morte de Quincas Berro D

Similares

(37) ver mais
O País do Carnaval
A casa da cabeça de cavalo
Estranha Bahia

Resenhas para A morte e a morte de Quincas Berro Dágua (800)

ver mais
A morte e a morte de Quincas Berro D’água, de Jorge Amado - Nota 8,5/10 ⁣

O título já indica: Joaquim Soares da Cunha, também conhecido pela vida arruaceira como Quincas Berro D'água, morreu. Morreu fisicamente e, por ser muito querido, deixou um ar de tristeza em seus amigos. Até porque o personagem era famoso pelas ruas de Salvador, por onde andava com a cachaça;a na cabeça e em busca das mulheres de sua vida… Na família, contudo, a sensação era de um pouco de vergonha - e, talvez, de alívio? Isso porque Quincas - ou, melhor, Joaquim, como eles prefere... leia mais

Vídeos A morte e a morte de Quincas Berro Dágua (2)

ver mais
MEGA OFERTA AMAZON PRIME (LIVROS, KINDLE, ALEXA e MUITO MAIS) | Ana Carolina Wagner

MEGA OFERTA AMAZON PRIME (LIVROS, KINDLE, ALE

Trocando Ideia com Ian Fraser | Ficção Especulativa Nordestina | Passos entre Linhas

Trocando Ideia com Ian Fraser | Ficção Especu


Estatísticas

Desejam544
Trocam75
Avaliações 3.9 / 10.300
5
ranking 35
35%
4
ranking 38
38%
3
ranking 21
21%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

31%

69%

maciasagueda
cadastrou em:
07/02/2009 16:19:37
Flávia
editou em:
31/05/2023 12:06:02

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR