Dona Bárbara

Dona Bárbara Rómulo Gallegos


Compartilhe


Dona Bárbara (Prosa Latino-americana)





Dona Bárbara é um romance do autor venezuelano Rómulo Gallegos, publicado pela primeira vez em 1929.

Dividido em três partes, as duas primeiras contendo treze capítulos e a última quinze, o romance mescla elementos líricos, costumbristas, psicológicos e sociológicos. Constitui uma das obras mais importantes da literatura latino-americana. A presença de símbolos em sua narrativa telúrica, numa recriação em profundidade: o personagem Santos Luzardo, volta ao lhano para vencer superstições e crendices e o espírito do mal, representado pela “devoradora de homens”, Dona Bárbara.

O romance Dona Bárbara apresenta como cenário as savanas de Apure, localizadas na região de Arauca, Venezuela, cuja produção econômica se baseia na pecuária. Essa narrativa retrata a natureza fundamentada nos ideais positivistas e de pressupostos deterministas. Desse modo, o progresso e civilização são contemplados como instrumentos de redenção para o ambiente e para os homens. Em Dona Bárbara, tanto a natureza quanto os homens são representados como bárbaros, sendo que a natureza abrange uma dinâmica significativa dentro do fio condutor da obra, pois o espaço narrativo é um ambiente que determina e, ao mesmo tempo, conduz as ações das personagens.

Dona Bárbara, uma descendente de índios, é personagem – título do livro. Ela é descrita como uma mulher cruel, não quis filhos para não dar prova do domínio do homem sobre a mulher. Seu principal opositor é Santos Luzardo, retratado no romance como um civilizador. A escritora Bella Jozef observa que Santos Luzardo “personifica a cultura e pretende exercer sua ação educadora nos llanos e terras distantes da civilização, rodeado de forças negativas: superstição, lucro, ignorância, que deve vencer sob pena de ser vencido”. No livro O jogo mágico, dando prosseguimentos as suas pesquisas sobre as letras hispano-americanas, Bella Jozef, analisa o romance brasileiro e o ibero-americano na atualidade e compara Gallegos (Dona Bárbara) com Guimarães Rosa (Grande sertão: veredas), ao afirmar que em ambos “o homem é ser em luta, o tema e os personagens se alegorizam na aventura do homem que tende a dominar as forças primitivas da natureza para alcançar sua harmonia interior. Apresentam assim, uma visão poética do mundo e do homem americano”.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
Dona Bárbara
Dona Bárbara

Similares

(8) ver mais
O aniversário de Juan Ángel
A família do Comendador
Homens de milho
Eu o Supremo

Resenhas para Dona Bárbara (18)

ver mais
Um bom novelão!
on 28/1/21


Considerado um grande clássico da literatura latino americana, o romance de Gallegos retrata a Venezuela rural dos anos 1920, a disputa pela terra, o poder do latifúndio, os vícios e virtudes do povo venezuelano. Santos Luzardo retorna para o campo, após concluir os estudos, em Caracas. Seu objetivo, em princípio, é vender as terras em Altamira, mas lá chegando, resolve tomar posse do que é seu ao se dar conta de que tudo está sob o poder da misteriosa Dona Barbara. A partir daí vem... leia mais

Vídeos Dona Bárbara (2)

ver mais
O CLÁSSICO QUE VOCÊ AINDA NÃO LEU | Livro Lab por Aline T.K.M.

O CLÁSSICO QUE VOCÊ AINDA NÃO LEU | Livro Lab

? MINHAS PRÓXIMAS LEITURAS | Livro Lab por Aline T.K.M.

? MINHAS PRÓXIMAS LEITURAS | Livro Lab por Al


Estatísticas

Desejam55
Trocam1
Avaliações 4.2 / 111
5
ranking 46
46%
4
ranking 41
41%
3
ranking 11
11%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

31%

69%

Geovanna Labiuc
cadastrou em:
12/11/2020 09:12:57
Perigor
editou em:
10/08/2023 11:21:40

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR