Decamerão

Decamerão Boccaccio


Compartilhe


Decamerão


Volume I




Com subtítulo de "Príncipe Galeotto", o Decamerão marca com certa nitidez o período de transição vivido na Europa com o fim da Idade Média, após o advento da Peste Negra - aliás é neste período de terror que a narrativa se passa.



Dez jovens (sete moças e três rapazes) fogem das cidades tomadas pela pandemia que dizimava impiedosamente o continente europeu ao se recolherem a uma casa de campo. Aconselhados por Pampinéia, a mais velha entre as mulheres, estabaleceram que escolheriam um chefe para o grupo para cada dia. Sendo ela a primeira escolhida, definiu: "(...)Para os que vierem depois, o processo de escolha será o seguinte: quando se vier aproximando a hora do surgimento de Vênus, no céu, à tarde, o chefe será, à vez de cada um, escolhido por aquele, ou aquela, que estiver comandando durante o dia.(...)"



O Decamerão, rompendo com a mítica literatura medieval, é considerada a primeira obra realista da literatura.



As circunstâncias descritas em Decamerão têm o senso medieval de numerologia e significados místicos. Por exemplo, é amplamente acreditado que as sete moças representam as Quatro Virtudes Cardinais (Prudência, Justiça, Fortaleza, Temperança) e as Três Virtudes Teologais (Fé, Esperança e Caridade). E mais além é suposto que os três homens representam a Divisão da Alma em Três Partes (Razão, Ira e Luxúria) da tradição helênica.



As moças tinham idade entre 18 e 28 anos, eram bonitas e de origem nobre, e seu comportamento honesto. Agrupadas por acaso na igreja de Santa Maria Novela, resolvem continuar juntas e logo surgem três moços, com idade a partir dos 25 anos, agradáveis e bem educados, que procuravam suas amadas, que eram 3 das moças ali reunidas.

Literatura Estrangeira / Aventura / Contos / Erótico / Ficção / História / Suspense e Mistério

Edições (18)

ver mais
O decamerão
O Decamerão
O Decamerão
Decameron

Similares

(35) ver mais
Mulheres
The Canterbury Tales
Os contos de Cantuária
Divina Commedia

Resenhas para Decamerão (44)

ver mais
Ufa.
on 6/12/21


Achei que nunca iria acabar este livro. Algumas novelas são realmente bem engraçadas, mas outras são de péssimo bom gosto. Se for pra parar pra pensar na época em que foi escrito, dá pra relevar, mas?. O livro é bem ok.... leia mais

Vídeos Decamerão (4)

ver mais
Episódio 21 - Decamerão, by Vitória Gurjão

Episódio 21 - Decamerão, by Vitória Gurjão

DECAMERON, DE GIOVANNI BOCCACCIO (Antologia da Cosac Naify) #222

DECAMERON, DE GIOVANNI BOCCACCIO (Antologia d

#28 - Decamerão (GIOVANNI BOCCACCIO)

#28 - Decamerão (GIOVANNI BOCCACCIO)

Literatura Fundamental 27 - Decamerão - Doris Cavallari

Literatura Fundamental 27 - Decamerão - Doris


Estatísticas

Desejam380
Trocam33
Avaliações 4.0 / 652
5
ranking 41
41%
4
ranking 32
32%
3
ranking 20
20%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

37%

63%

M.Oliveira
cadastrou em:
30/10/2009 00:49:40

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR