Música Final

Música Final Jorge Coli


Compartilhe


Música Final





De 1943 até sua morte, em 1945, Mário de Andrade assumiu a redação de uma coluna semanal na Folha da Manhã, intitulada O mundo musical. O ponto de partida não era a crítica imediata, mas a grande reflexão sobre grandes compositores e grandes obras. Desde a primeira publicação, porém, ficou claro que os artigos ultrapassavam o campo da música para atingir questões estéticas e ideológicas mais gerais. Causaram grande impacto e tiveram um peso considerável no meio intelectual brasileiro da época.

Foram reunidos aqui. Guardam, entretanto, muito de obscuro, pois encontram-se ligados a circunstâncias, preocupações e debates que neles afloram sem evidenciar-se. Este livro busca compreendê-los e teve assim que reencontrar o pensamento de Mário de Andrade sobre as artes, suas posições pessoais diante da evolução da modernidade, seus vínculos com uma nova geração de intelectuais, suas exigências face à guerra e à política. Ele atinge a história intelectual de um período pouco estudado entre nós.

Em O mundo musical, Mário de Andrade ofereceu-nos sua última e densa reflexão sobre as artes, mais especificamente aquelas do som, às quais confere objetivos sociais e políticos. É a dupla razão pela qual denominamos este livro Música Final.

Edições (1)

ver mais
Música Final

Similares


Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

47%

53%

Patty K
cadastrou em:
21/03/2012 21:27:57