Veneno remédio

Veneno remédio José Miguel Wisnik


Compartilhe


Veneno remédio


O futebol e o Brasil




Nas páginas deste ensaio, escrito numa prosa insinuante e cheia de ginga, craques como Pelé e Romário "trocam passes" com filósofos, sociólogos, escritores, compositores populares, críticos e artistas na tentativa de compreender um fenômeno que, para o bem ou para o mal, é a cara do Brasil.

Os estudos de grande abrangência sobre o futebol, ao abordar as questões políticas, sociais, econômicas e comportamentais em torno do esporte, costumam deixar de lado o essencial: o jogo em si, aquilo que faz dele uma atividade capaz de apaixonar bilhões de pessoas dos mais remotos cantos do mundo.

O futebol, tal como foi incorporado e praticamente reinventado no Brasil, tem muito a dizer, com sua linguagem não-verbal, sobre algumas de nossas forças e fraquezas mais profundas, ajudando a ver sob outra luz questões centrais da nossa formação e identidade.

Temas recorrentes na melhor ensaística brasileira, como a "democracia racial", o "homem cordial" e a deglutição antropofágica do influxo cultural estrangeiro, encontram aqui um viés inesperado e original como um corta-luz, um drible de corpo, um lançamento com efeito ou uma folha-seca - jogadas que os craques brasileiros inventaram ou desenvolveram, encontrando novos caminhos para chegar ao gol e à vitória.

Lançando mão de um sofisticado instrumental crítico que bebe na filosofia, na sociologia, na psicanálise e na crítica estética, José Miguel Wisnik desce às minúcias do jogo da bola e de sua evolução ao longo das décadas. Nas páginas deste ensaio, craques como Domingos da Guia, Pelé, Garrincha e Romário põem à prova, com sua linguagem não-verbal, idéias sobre o país de escritores como Machado de Assis, Mário e Oswald de Andrade, sociólogos como Gilberto Freyre, historiadores como Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior.

O futebol, em Veneno remédio, não é mero "reflexo" da sociedade, mas tampouco se desenvolve à margem dela. É, como mostra Wisnik, uma instância em que as linhas de força e de fuga do embate social e da construção do imaginário se apresentam de modo ao mesmo tempo claro e cifrado, como costuma acontecer com as expressões artísticas.

Ensaios / Literatura Brasileira / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Veneno remédio

Similares

(1) ver mais
Futebol ao Sol e à Sombra

Resenhas para Veneno remédio (1)

ver mais
“Todo esse edifício filosófico, erguido à maneira de um verdadeiro Maracanã metafisico para driblar o sentimento da existência humana como mal-entendido atroz que nunca mais o Brasil ganhará a Copa de 50”. Ainda que você, leitor, não acompanhe futebol, sabe que é impossível negar a influência do esporte na história e no desenvolvimento social do Brasil. Existe um número considerável de pessoas que, mesmo não acompanhando, acabam tendo um time para torcer, seja por influência familia... leia mais

Estatísticas

Desejam29
Trocam1
Avaliações 4.2 / 43
5
ranking 44
44%
4
ranking 37
37%
3
ranking 16
16%
2
ranking 0
0%
1
ranking 2
2%

59%

41%

Ademir
cadastrou em:
11/04/2009 21:48:24
Alê | @alexandrejjr
editou em:
20/03/2023 01:13:28

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR