A Pianista

A Pianista Machado de Assis


Compartilhe


A Pianista





Tinha vinte e dois anos e era professora de piano. Era alta, formosa, morena e modesta.
Fascinava e impunha respeito; mas através do recato que ela sabia manter sem cair na afetação ridícula de muitas mulheres, via-se que era uma alma ardente e apaixonada, capaz de atirar-se ao mar, como Safo, ou de enterrar-se com o seu amante, como Cleópatra.
Ensinava piano. Era esse o único recurso que tinha para sustentar-se e a sua mãe, pobre velha a quem os anos e a fadiga de uma vida trabalhosa não permitiam já tomar parte nos labores de sua filha.
Malvina (era o nome da pianista) era estimada onde quer que fosse exercer a sua profissão. A distinção de suas maneiras, a delicadeza de sua linguagem, a beleza rara e fascinante, e mais do que isso, a boa fama de mulher honesta acima de toda a insinuação, tinha-lhe granjeado a estima de todas as famílias.

Literatura Brasileira / Romance

Edições (3)

ver mais
A pianista
A Pianista
A Pianista

Similares

(13) ver mais
Cinco Mulheres
A Herança
História de uma lágrima
O sonho mais doce

Resenhas para A Pianista (158)

ver mais
Dos primórdios de Machado
2 weeks, 6 days ago


O conto A Pianista é do princípio da carreira de Machado de Assis (1866), e se nota que falta alguma experiência para chegar até as pérolas Memórias Póstumas e Dom Casmurro. Tudo bem, faz parte. Por outro lado, a gente consegue entrar no drama social e de classes, usos e costumes da época. Só não se engane com o título. A personagem é a menos desenvolvida, e é desculpa apenas para a história que se desenrola entre seu amado e o pai dele.... leia mais

Estatísticas

Desejam20
Trocam1
Avaliações 3.9 / 918
5
ranking 35
35%
4
ranking 38
38%
3
ranking 24
24%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

23%

77%

LAPLACE
cadastrou em:
23/01/2015 11:48:27
Vinicius.Costa
editou em:
14/04/2023 15:48:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR