Um Espelho Distante

Um Espelho Distante Barbara Tuchman


Compartilhe


Um Espelho Distante


O Terrível Século XIV




O foco do livro é a crise da Idade Média tardia sofrida pela Europa no século XIV. Baseando-se fortemente nas Crônicas de Froissart, Tuchman reconta a Guerra dos Cem Anos, a peste negra, o Cisma Papal, pilhagens de mercenários, antissemitismo, revoltas populares incluindo a Jacquerie na França, a libertação da Suíça, a Batalha das Esporas Douradas e revoltas camponesas.

Também discute o avanço do Império Otomano Islâmico na Europa, terminando na desastrosa Batalha de Nicópolis. No entanto, o escopo de Tuchman não se limita a eventos políticos e religiosos. Ela começa com uma discussão sobre a Pequena Idade do Gelo, uma mudança no clima que reduziu a temperatura média da Europa até o século XVIII, e descreve as vidas de todas as classes sociais, desde nobres e clérigos até os camponeses.

Grande parte da narrativa é tecida em torno da vida do nobre francês Enguerrando VII de Coucy. Tuchman escolheu-o como uma figura central, em parte porque ele viveu uma vida relativamente longa e, portanto, poderia permanecer na história durante a maior parte do século XIV. (Coucy nasceu em 1340, sete anos antes do início da peste negra no sul da Itália. Ele morreu em 1397.) Também esteve próximo de grande parte da ação, ligado à França e à Inglaterra. (era um nobre francês, mas casou-se com Isabel, a filha mais velha de Eduardo III de Inglaterra.)

História / História Geral

Edições (1)

ver mais
Um Espelho Distante

Similares

(2) ver mais
El Rey de Hierro
O Rei de Ferro

Estatísticas

Desejam26
Trocam1
Avaliações 4.4 / 15
5
ranking 60
60%
4
ranking 27
27%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

41%

59%

MBHM
cadastrou em:
15/04/2009 00:23:38
Allysson Falcon
editou em:
04/03/2021 16:11:40

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR