Adeus Tristeza

Adeus Tristeza Belle Yang




Adeus Tristeza


A história dos meus ancestrais




Seguindo os passos das grandes narrativas autobiográficas, como Maus, de Art Spiegelman, e Persépolis, de Marjane Satrapi, Belle Yang escolheu os quadrinhos para narrar a tumultuada saga de sua família.
Nascida em Taiwan, Yang emigrou com a família para os Estados Unidos aos sete anos. Na década de 1980, voltou à China para estudar pintura e caligrafia. Mas, perseguida por um ex-namorado que a havia ameaçado de morte, ela é obrigada a retornar à casa dos pais, na Califórnia.
Enquanto seus amigos ocidentais desfrutavam uma vida de liberdade criativa e pessoal, Yang se vê paralisada pelo medo. Aos poucos, as histórias de seu pai sobre a Velha China, pelas quais ela nunca havia se interessado, vão se transformando num ambicioso projeto: recontar a saga da dinastia Yang durante o século XX.
A partir das disputas e dos embates entre o patriarca dos Yang e seus filhos, a autora pôde revisitar cem anos de história chinesa. O enfoque na intimidade da família ganha contornos épicos, conforme os Yang vivenciam a invasão da Manchúria pelos japoneses, a grande fome, a Segunda Guerra Mundial e a subida dos comunistas ao poder.
No traço de Belle Yang, que deve tanto à mais tradicional caligrafia chinesa quanto aos quadrinhos contemporâneos, essa saga familiar ganha uma forte carga de poesia. O resultado é uma jornada que capta não apenas as grandes pinceladas da História, mas também os pequenos traços de uma tradicional dinastia chinesa.

Edições (1)

ver mais
Adeus Tristeza

Similares

(12) ver mais
Persépolis
Maus
Aya de Yopougon
Bordados

Resenhas para Adeus Tristeza (1)

ver mais
A História da China do ponto de vista da família
on 11/6/12


O livro Adeus Tristeza: A história dos meus ancestrais, na verdade, é uma auto-biografia da autora Belle Yang, nascida em Taiwan, mas que mora nos EUA desde os 7 anos de idade. Assim, como já era o esperado, o livro mostra um pouco do contraste entre a menina ocidental, considerada livre e consumista, e suas família oriental, que busca mais a espiritualidade e não tem muita liberdade. Mas o livro não é só isso, pois ele vai contar toda a trajetória de sua família até os EUA, começando... leia mais

Estatísticas

Desejam54
Trocam2
Avaliações 3.7 / 97
5
ranking 21
21%
4
ranking 34
34%
3
ranking 39
39%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

23%

77%

Guto
cadastrou em:
27/05/2012 15:40:27