A Regra Primitiva dos Cavaleiros Templários

A Regra Primitiva dos Cavaleiros Templários Pinharanda Gomes


Compartilhe


A Regra Primitiva dos Cavaleiros Templários





A Regra Primitiva dos Cavaleiros Templários é uma publicação, de 1999, do pensador e historiador independente da filosofia portuguesa, Pinharanda Gomes, com uma introdução explicativa, imparcial, de qualidade assinalável, do texto incluído neste livro, em bilingue – Regra dos Cavaleiros Pobres da Cidade Santa – redigido pelo grande filósofo medieval – São Bernardo de Claraval – responsável pela ordem dos monges guerreiros, cujo nome oficial era Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão. Esta Ordem majestosa era vulgarmente conhecida como Ordem dos Templários e os seus irrepreensíveis membros apelidados Cavaleiros Templários.

O seu lema, extraído do livro dos Salmos - Non nobis Domine, non nobis, sed nomine Tuo da gloriam - que significa "Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao Vosso nome dai a glória" é expressivo da simplicidade da vida medieval, tão bem espelhada na Regra da Ordem. Em insofismável contraste temos a sumptuosidade moderna, onde o excesso é a regra e o vício a virtude.

A importância desta obra é enorme porque não deixa passar a mentira, a calúnia, a desonestidade intelectual e a maledicência política. Quem quiser saber como viviam e pelo que viviam estes pobres, caridosos e castos monges basta ler a Regra por onde se regiam, tudo é transparente e está em sintonia com o espírito da época, que era um espírito de entrega e sacrifício. Os pérfidos e os néscios, agora empoleirados, procuram com o uso da mentira tudo deturpar, há sempre neles a pretensão de mudar a História por forma a que esta lhes seja mais favorável.

Portugal foi erigido pelo braço da Ordem e está a morrer traído pela desordem, a verdade não é outra, o primeiro espírito é construtor e o segundo destruidor, o primeiro dá vivas ao alto, o segundo venera o baixo. Mais do que nunca é tempo de nos agarrarmos às raízes da vida e desprezarmos os erros das modas.

Edições (1)

ver mais
A Regra Primitiva dos Cavaleiros Templários

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

83%

17%

Sérgio Gondim
cadastrou em:
09/06/2012 11:26:03