Sexta-Feira, ou, os Limbos do Pacífico

Sexta-Feira, ou, os Limbos do Pacífico Michel Tournier


Compartilhe


Sexta-Feira, ou, os Limbos do Pacífico





Sexta-Feira, ou, Os limbos do Pacífico reporta a história de um náufrago que vive muitos anos sozinho em uma ilha deserta, até a chegada de um índio – a quem dá o nome de Sexta-Feira – para ela levado como prisioneiro, pois fora capturado por uma tribo inimiga. Essa temática é nada mais que uma releitura da narrativa ‘Robson Crusoé’ de Daniel Defoe.

Apesar da apropriação do tema, há na tessitura narrativa a presença de inúmeras diferenças, distribuídas em muitos aspectos sendo elas responsáveis pelo interesse do texto de Tournier. Essas divergências ocorrem nas soluções propostas pelo autor as problemáticas existentes, e principalmente, a forma como ele apresenta as especificidades do homem moderno.


Edições (2)

ver mais
Sexta-Feira ou os Limbos do Pacífico
Sexta-Feira, ou, os Limbos do Pacífico

Similares


Resenhas para Sexta-Feira, ou, os Limbos do Pacífico (3)

ver mais
on 1/11/14


O romance de Tournier não é, contudo, como muitos dizem, uma tese sobre perversão. Não é um romance de tese. Nem um romance de análise interior, Robinson tendo muito pouca interioridade. É um surpreendente romance cômico de aventuras e um romance cósmico de avatares. Ao invés de uma tese sobre a perversão, é um romance que desenvolve a teste mesma do Robinson de Daniel Defoe, o homem sem outrem em sua ilha, uma 'tese' que encontra tanto mais sentido quanto mais anuncia aventuras no mun... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam3
Avaliações 4.4 / 25
5
ranking 48
48%
4
ranking 48
48%
3
ranking 4
4%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

41%

59%