Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto


Compartilhe


Clara dos Anjos


de Lima Barreto




Último romance escrito por Lima Barreto, tendo sido publicado postumamente, Clara dos Anjos é também o livro que condensa grande parte das preocupações que rondaram a obra do autor. Lá estão o subúrbio carioca, as questões raciais, as diferenças de classe e a modernização do Rio de Janeiro no início do século XX.
Clara dos Anjos é uma mulata pobre do subúrbio, filha do carteiro João dos Anjos e de Engrácia, uma mulher “sedentária e caseira”. Por meio de amigos do pai, Clara conhece Cassi Jones, malandro de família mais abastada e notório galanteador. A despeito dos alertas de seu padrinho - que será brutalmente assassinado -, Clara inicia uma relação com Cassi.
A partir desse encontro fadado à tragédia, Lima coloca o leitor dentro de um jogo de tensões de classe, sedução e preconceito. Ao mesmo tempo, traça um rico e minucioso panorama do cotidiano nos subúrbios do Rio, com suas tristezas e mazelas, mas também como local onde a vida da cidade acontece.
Nesta adaptação para os quadrinhos, os subúrbios saltam literalmente à vida, no magistral traço de Lelis. Apoiado em fotografias e gravuras, Lelis recriou de maneira fiel o ambiente de Clara dos Anjos, além de emprestar agilidade e drama à história. E Wander Antunes, que adaptou o texto de Lima Barreto, soube captar e condensar a intensidade da trama, sem perder o que ela tem de mais forte.

HQ, comics, mangá

Edições (1)

ver mais
Clara dos Anjos

Similares

(9) ver mais
Fogo Morto
Eles Não Usam Black-Tie
A Última Quimera
Recordações do Escrivão Isaías Caminha

Resenhas para Clara dos Anjos (3)

ver mais
Crítica social em forma de quadrinho
on 3/4/21


Gente em primeiro eu preciso enaltecer a beleza dos desenhos dos quadrinhos. A ilustração é linda e muito bem feita, participa à experiência de ler esse livro. Foi uma releitura e eu fiquei feliz pq n lembrava nd da história e da crítica. Ela é desenvolvida ao longo da trama mas tem um desfecho nas últimas palavras. Tem toda uma questão racial, social e de gênero, de como o homem branco se safa de suas ofensas e crimes, e que as às vítimas largadas ao longo do caminho, rejeitadas pela... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam1
Avaliações 3.7 / 58
5
ranking 24
24%
4
ranking 45
45%
3
ranking 22
22%
2
ranking 7
7%
1
ranking 2
2%

18%

82%

leituras2012
cadastrou em:
16/06/2012 23:55:56
BIBLIOTECA EREM DR L CABRAL DE MELO
editou em:
31/05/2023 09:53:09

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR