Ausência

Ausência Flavia Cristina Simonelli




Ausência





“O que é um homem sem memória? Um homem que não se reconhece mais em nenhum tempo, nenhum lugar, nenhum rosto?”
Daniel é médico neuropsiquiatra e começa a tratar de Ervin de Apolinário, professor aposentado que apresenta uma doença degenerativa. Tudo estaria dentro da rotina do consultório, não fosse a doença de Alzheimer reavivar na memória de Daniel antigas dores, misturadas à paixão obcecada por Natasha, filha do paciente, provocando a desestruturação de seu casamento e a culpa por transpor seus limites éticos.
Ausência é um romance que coloca ao leitor uma questão perturbadora: o que acontece quando a mente começa a apagar as lembranças que constituem a própria biografia?
O desenvolvimento do Alzheimer e o dilema de Daniel são o fio condutor dessa trama permeada por relações complexas e questionamentos existenciais que levam a refletir sobre o dinamismo inesperado da vida.

Edições (1)

ver mais
Ausência

Similares


Resenhas para Ausência (26)

ver mais
Resenha: Ausência
on 10/12/13


Resenha: “Ausência” narra sobre o contexto de duas famílias, os dramas e os sentimentos e ainda aborda a respeito da doença de Alzheimer e de como se torna devastadora a cada dia que passa, seja para o próprio doente quanto para as pessoas que convivem ao redor. E claro que envolve muito mais que dor, medo e luto, mas nesta obra em especial a autora quis mostrar o quanto a doença pode ser uma experiência transformadora, uma reflexão sobre a preservação da memória e um aprendizado const... leia mais

Estatísticas

Desejam242
Trocam2
Avaliações 3.8 / 94
5
ranking 36
36%
4
ranking 28
28%
3
ranking 20
20%
2
ranking 12
12%
1
ranking 4
4%

16%

84%