Não conte para a mamãe

Não conte para a mamãe Toni Maguire


Compartilhe


Não conte para a mamãe


Memórias de uma infância perdida




Memórias de uma infância marcada por abuso e silêncio.


A frase que dá título ao livro de Toni Maguire, Não conte para a mamãe, poderia ser um pacto ingênuo entre dois irmãos ou uma brincadeira entre crianças. Infelizmente, não é o caso. Na verdade, é a ameaça sofrida pela autora durante os quase dez anos em que foi violentada pelo próprio pai.

O livro, passado nos anos 50, é o relato sincero e estarrecedor de uma menina que além do assédio, sofreu com a omissão materna. A mãe, por mais que Toni fosse pequena para perceber, sempre deu sinais de plena consciência da realidade. Talvez o medo de perder o charmoso marido tenha resultado nesta atitude. Por exemplo: ela sempre arrumava a filha para que fosse a mais bonita de todas. Após o início do assédio, começou a se irritar sempre que a menina colocava uma roupa limpa ou simplesmente penteasse o cabelo. Ou quando tirou qualquer tipo de luz do quarto de Toni dizendo que ela deveria dormir cedo e não ficar lendo - sua grande paixão.

Para piorar, devido ao enorme número de mudanças de cidade que a família realizou, Toni nunca teve uma amiga de verdade. Seus parceiros mais próximos foram duas cachorrinhas.

Não conte para a mamãe é o relato assustador e, ao mesmo tempo, tocante da pequena Toni Maguire, negligenciada e traída por aqueles em quem mais deveria poder confiar. Um livro de difícil leitura, mas fundamental nos dias de hoje.

Violentada constantemente pelo pai, chegando a engravidar, Toni resvalou a completa destruição. Sua recuperação e seu reconhecimento como escritora servem de exemplo para crianças e jovens vítimas, todos os dias, de abusos sexuais, mostrando-lhes que é preciso lutar contra essa condição e que é possível vencer a luta.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Não conte para a mamãe

Similares

(39) ver mais
Hoje eu sou Alice
Infância Interrompida
Abuso Sexual em Crianças
Abuso Sexual Incestuoso

Resenhas para Não conte para a mamãe (342)

ver mais
www.meninadabahia.com.br
on 13/7/12


- Srª Trivett, de que as meninas são feitas? - Ora, Antoinette, quantas vezes vou ter que repetir? De açúcar e canela, é claro, e de todas as coisas boas! Pág. 22 Em 2008, o mundo foi sacudido por uma violenta notícia: Elisabeth Fritzl foi sequestrada e mantida presa, pelo próprio pai, por 24 anos. Com ele, teve sete filhos. Ela era estuprada constantemente, no porão de casa, e sua mãe alegou nunca ter desconfiado de nada. Apenas achou que ela tinha fugido de casa e nunca quisera... leia mais

Estatísticas

Desejam1.355
Trocam4
Avaliações 4.3 / 2.376
5
ranking 54
54%
4
ranking 34
34%
3
ranking 10
10%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

7%

93%

Nana
cadastrou em:
13/07/2012 09:42:36
Blendon Moreira
editou em:
18/11/2023 22:24:08

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR