A Filha do Capitão

A Filha do Capitão José Rodrigues dos Santos


Compartilhe


A Filha do Capitão





Durante a Primeira Guerra Mundial, a paixão impossível entre um oficial português e uma bela baronesa francesa é narrado do meio das trincheiras de batalha. Mais do que uma simples história de amor, esta é uma comovente narrativa sobre a amizade, mas também sobre a vida e sobre a morte, a arte e a ciência.

A paixão impossível entre um oficial português e uma bela jovem francesa narrada de maneira envolvente, tendo como cenário as trincheiras de uma das batalhas mais sangrentas da primeira Guerra Mundial. Mais do que simples história de amor em tempos instáveis, A filha do capitão é uma comovente narrativa sobre amizade, vida e morte no front, ambientada na efervescente Europa do início do século XX.

As histórias do capitão Afonso Brandão e de Agnès Chevallier são contadas de forma entrelaçada, desde a adolescência de ambos até o momento em que se encontram no meio da guerra, numa noite fria de 1917, quando o oficial do Exército português vai pernoitar no castelo de um barão francês. Afonso, de família muito pobre, passa por um seminário, mas não consegue seguir os destinos religiosos. Surge outro caminho possível: as armas. O jovem Afonso Brandão sobe de posto nos anos seguintes e é mandado para o front de Flandres — única participação do Exército português na Primeira Guerra Mundial.

Agnès cresce numa cidade do interior da França, mas muda-se para Paris ainda jovem para cursar Medicina. Conhece a capital francesa, que no início do século misturava o glamour dos séculos anteriores com o espanto das inovações tecnológicas que vinham agitando a cidade. Casa-se com um francês, mas logo estoura a Primeira Guerra e sua vida muda para sempre.

Fruto de uma extensa pesquisa do autor, este romance alia boa trama, aspectos históricos, políticos e culturais da época (a mudança na participação da mulher na sociedade, o início da popularização do cinema e do futebol) ao dia-a-dia de um oficial no olho do furacão da ofensiva alemã que tencionava quebrar a linha aliada e desencadear a vitória de seu Exército na Primeira Guerra.

José Rodrigues dos Santos, em A filha do capitão, realizou um trabalho de construção de romance histórico admirável.

Romance

Edições (1)

ver mais
A Filha do Capitão

Similares

(3) ver mais
A Fórmula de Deus
Contos Breves
A Filha do Capitão

Resenhas para A Filha do Capitão (4)

ver mais
on 11/11/20


Iniciei o livro sem expectativa alguma, mas ao final me surpreendi com o romance. Existem partes bem descritivas e densas, mas no todo é um livro muitíssimo bem pensado, como se pode evidenciar pela própria referência bibliográfica responsável por manter a narrativa o mais fiel possível da realidade da época. A história se passa, quase por inteiro, durante o período da Primeira Guerra Mundial. Inicialmente o foco é nas personagens Agnès e Afonso, retratando bem a discrepância entre s... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam1
Avaliações 4.1 / 55
5
ranking 38
38%
4
ranking 40
40%
3
ranking 20
20%
2
ranking 0
0%
1
ranking 2
2%

20%

80%

Valtemário
editou em:
03/04/2021 09:55:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR