A Questão Agrária

A Questão Agrária Karl Kautsky



A Questão Agrária





Escrito em sequência às discussões que se travaram em torno do programa agrário durante o congresso do Partido Social-Democrata alemão, em Frankfurt, A Questão Agrária, publicada pela primeira vez em 1899, foi um dos primeiros estudos a tratar do desenvolvimento do capitalismo no campo sob o ponto de vista marxista. Sem prender levantar a questão de se o pequeno camponês tem um futuro na agricultura, o autor, pelo contrário, procura apenas investigar todas as transformações que a agricultura, a revolucionária; como arruína as antigas formas de produção e propriedade e cria a necessidade de novas formas
Partindo do desenvolvimento da agricultura sob o feudalismo, Kautsky estuda a agricultura. Mostra-nos a crescente proletarização do campo, a tendência para a fragmentação do solo, a falta de oportunidades de trabalho e a migração dos camponeses para as grandes cidades.
Finalmente, o autor salienta as crescentes dificuldades da agricultura de mercado: a concorrência dos produtos ultramarinos e a industrialização forçada da agricultura, até que esta seja totalmente dominada pela indústria. Kautsky termina o lirvro com um olhar sobre o futuro, prevendo o que seria uma agricultura socialista.

Edições (3)

ver mais
A Questão Agrária
A Questão Agrária
A Questão Agrária

Similares

(3) ver mais
Os donos do poder - volume 1
Os donos do poder - volume 2
Os Donos do Poder

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

52%

48%

Guilherme
cadastrou em:
17/07/2012 13:47:12