A assustadora história da medicina

A assustadora história da medicina Richard Gordon


Compartilhe


A assustadora história da medicina





A história da medicina é uma longa substituição da ignorância pela falácia. Esse é o diagnóstico de Richard Gordon neste estudo divertido e informativo, onde o autor visita pacientes difíceis e exóticos, como Hitler, que abaixava a calça para injeções estimulantes cinco vezes ao dia; o pioneiro do sexo seguro, James Boswell, que usava camisinhas feitas com tripa de carneiro amarradas com fitas nas cores nacionais; ou a rainha Vitória que arrotava incontrolavelmente.
Também aborda de forma deliciosa os vários fatores que interferiram no desenvolvimento daquilo que conhecemos atualmente como medicina. A religião era o principal deles, que pregava a aceitação de tudo que nos acontecia, sem tentar mudar, pois isto era designado por Deus e que qualquer coisa fora dos precitos eclesiásticos era pecado, inclusive qualquer tipo de ciência, quiçá aquela cujo objeto de estudo é o ser humano.
Tudo isso nos faz pensar que o século XXI acena para imensuráveis conquistas. Venceremos a Aids? A sonhada fonte da juventude estará em um gene da longevidade? A decodificação do genoma humano, entre milhares de possibilidades, levará ao super-homem? Quem viver, verá!

História Geral / Medicina e Saúde

Edições (3)

ver mais
A Assustadora História da Medicina
A assustadora história da medicina
A Assustadora História da Medicina

Similares

(21) ver mais
Mulheres e Médicas
 Tristes, loucas e más
A CIÊNCIA ANTIGA E MEDIEVAL I
Saber Horrível - Doenças Mortais

Resenhas para A assustadora história da medicina (5)

ver mais
Maçante
on 19/2/11


Normalmente gosto muito de livros desse tipo, mas esse é muito mal escrito. Começa falando de uma coisa e termina em outra. Fica cansativo ao longo do tempo.... leia mais

Estatísticas

Desejam53
Trocam4
Avaliações 3.5 / 200
5
ranking 15
15%
4
ranking 41
41%
3
ranking 33
33%
2
ranking 9
9%
1
ranking 3
3%

37%

63%

Felipe Siqueira
cadastrou em:
06/01/2009 21:19:12
Romulo
editou em:
23/02/2017 01:09:03