Bonhoeffer, o mártir

Bonhoeffer, o mártir Craig Slane




Bonhoeffer, o mártir


Responsabilidade social e compromisso cristão moderno




É possível chamar legitimamente Dietrich Bonhoeffer de mártir cristão, especialmente pelo fato de este pastor e teólogo luterano de origem germânica ter sido enforcado pelos nazistas por sua participação na conspiração para matar Hitler? As questões envolvidas são exploradas neste trabalho acadêmico de Slane: a variedade de concepções de martírio na história cristã, inclusive sua interpretação moderna, e de que maneira a história da vida cristocêntrica e socialmente responsável de Bonhoeffer e sua morte incomum se encaixam na presente definição.



Craig Slane provoca uma reconsideração das experiências dos primeiros mártires, especialmente quanto à sua dimensão política, assim como traz uma nova contribuição aos estudos de Bonhoeffer. Slane não escreveu apenas mais um livro sobre essa sempre atraente personagem histórica, apresentando novamente a história já conhecida de sua vida heróica e citando suas palavras na prisão. Slane nos oferece uma nova interpretação: Bonhoeffer, o teólogo, fala-nos hoje com a voz de um mártir cristão.



Esta obra é uma abordagem brilhante sobre Bonhoeffer e a controvérsia que cerca sua condição de mártir cristão. O autor explora os martírios no cristianismo primitivo e mostra a mistura de elementos tradicionais e modernos que se juntam em sua história, ligando a coragem diante da morte à teologia de Bonhoeffer.



Esta é uma obra acadêmica superior e um tocante ato de discipulado.

Edições (1)

ver mais
Bonhoeffer, o mártir

Similares

(1) ver mais
Resistência

Resenhas para Bonhoeffer, o mártir (2)

ver mais
on 7/1/12


Gostei muito desse livro, Craig Slane vai além de uma simples biografia, ele faz uma análise psicológica da vida e da obra de Bonhoeffer tendo o martírio como lente, O único problema é que agora eu vou ter que reler todos os livros de Bonhoeffer com uma outra visão, dessa vez mais específica. O livro pode ser cansativo para quem não nunca leu nada de Bonhoeffer, mesmo assim, é muito bom.... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 11
5
ranking 45
45%
4
ranking 36
36%
3
ranking 9
9%
2
ranking 9
9%
1
ranking 0
0%

60%

40%

Jurandy
cadastrou em:
25/04/2009 17:48:27