A Busca Onírica por Kadath

A Busca Onírica por Kadath H. P. Lovecraft


Compartilhe


A Busca Onírica por Kadath





A busca onírica por Kadath, novela escrita entre outubro de 1926 e janeiro de 1927, pertence ao Ciclo dos Sonhos e é protagonizada por Randolph Carter, o alter ego de Lovecraft. Depois de sonhar três vezes com uma fabulosa cidade ao pôr do sol e de três vezes acordar sem ter contemplado a grandeza do maravilhoso panorama criado por sua fantasia, Randolph Carter resolve buscar a permissão dos deuses da terra para visitar a cidade resplandecente. Para tanto, mergulha no mundo dos sonhos e empreende uma longa jornada repleta de perigos em busca de Kadath na desolação gelada—embora nem mesmo as estranhas criaturas que habitam as terras oníricas tenham certeza quanto à existência do lugar. Em apêndice, o leitor encontrará uma carta de Lovecraft, o soneto “Noctétricos” de Fungos de Yuggoth e os contos “A chave de prata”, “O navio branco”, “Celephaïs”, “Os gatos de Ulthar” e “Os Outros Deuses”, que servem como porta de entrada para o fascinante mundo de sonho e fantasia que atinge o ponto culminante em A busca onírica por Kadath.

Howard Phillips Lovecraft (Providence, 1890—id., 1937) demonstra desde a infância grande interesse pelas artes e pelas ciências e torna-se um leitor precoce. Aos dois anos, vive o trauma de ter o pai internado em um manicômio onde permaneceria até morrer cinco anos mais tarde. Lovecraft segue morando com a família, porém a mãe jamais se recupera da perda e começa a sofrer com distúrbios mentais que afetam profundamente sua relação com o filho, criando laços doentios entre os dois. Após uma crise nervosa em 1908, Lovecraft abandona para sempre os estudos e passa a levar uma existência reclusa até que, em 1914, descobre o jornalismo amador, e começa a publicar contos de horror e a escrever artigos variados em um número considerável de periódicos, bem como a dedicar-se à vasta correspondência que manteria ao longo de toda a vida. Depois de perder a mãe em 1921 e de casar em 1924, passa uma temporada de penúria em New York; esta, somada ao fracasso de seu casamento, obriga-o a voltar para a casa de suas tias em Providence. Mesmo sem nunca ter alcançado a fama em vida, foi por essa época que Lovecraft escreveu alguns dos contos e novelas responsáveis por seu renome atual, como “O chamado de Cthulhu” e O caso de Charles Dexter Ward. A partir de então, aproxima-se da ficção científica em obras como A cor que caiu do espaço, Um sussurro nas trevas e A sombra fora do tempo. Morreu em 1937, vítima de câncer do intestino.

Edições (1)

ver mais
A Busca Onírica por Kadath

Similares

(11) ver mais
A Cor que Caiu do Espaço
Os Melhores Contos de H.P. Lovecraft
Os Demónios de Randolph Carter
The Dream Quest Of Unknown Kadath

Resenhas para A Busca Onírica por Kadath (9)

ver mais
Emoções contraditórias
on 26/7/14


Se pudesse descrever as reações que a obra de Lovecraft têm sobre a minha pessoa, poderia dizer que são controversas. Ao mesmo tempo em que a mitologia, os personagens, as situações por ele criadas me prendem e fascinam, o modo como ele narra tudo isso me faz por diversas vezes ter vontade de fechar o livro e procurar por obras com um texto melhor lapidado. O conto que nomeia esse livro se encaixa nesse quadro. Narra a aventura de Randolph Carter, alter ego de Lovecraft, pelo mundo dos... leia mais

Estatísticas

Desejam52
Trocam1
Avaliações 4.0 / 105
5
ranking 34
34%
4
ranking 35
35%
3
ranking 25
25%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

65%

35%

Carolina
cadastrou em:
10/12/2012 00:48:39