A luta pelo Direito

A luta pelo Direito Rudolf von Jhering


Compartilhe


A luta pelo Direito





Encerra o Direito um valor imanente, que transcende o dos interesses por ele tutelados? Ou deve a utilidade da norma jurídica ser aferida unicamente em função do valor dos bens da vida situados em seu campo de atuação?
A luta pelo direito constitui um dever do indivíduo para consigo mesmo. (...) Assim, uma ofensa deliberada ao Direito representa uma agressão contra a pessoa. Por isso, ao reagir diante de uma violação do seu direito, o indivíduo apenas cumpre um devere de autodefesa moral.
Para Ihering, a luta pelo Direito é a poesia do caráter. Estas palavras bem revelam que a obra representa um hino exaltado ao Direito.

Direito / Filosofia / Não-ficção

Edições (24)

ver mais
A Luta Pelo Direito
A Luta pelo Direito
A Luta Pelo Direito
A Luta Pelo Direito

Similares

(9) ver mais
Dos Delitos e das Penas
É o Direito uma Ciência?
Scherz und Ernst in der Jurisprudenz
Questões e Estudos de Direito

Resenhas para A luta pelo Direito (111)

ver mais
on 28/5/21


Rudolf Von Ihering defende que, assim com o título já diz, devemos lutar por nossos direitos, ele não incentiva a violência, mas existem muitas formas de luta e não podemos deixar nossos interesses de lado. "A meta da lei é a paz. A forma de obter isso é a guerra." Pág 53 "E é assim que a justiça por um lado segura a balança, em que ela pesa o direito, e pelo outro segura a espada com que a executa. A espada sem balança seria pura força, a balança sem a espada seria a impotência da... leia mais

Vídeos A luta pelo Direito (1)

ver mais
A luta pelo direito, de Rudolf von Ihering | Resenha #03 | Adriana Moraes

A luta pelo direito, de Rudolf von Ihering |


Estatísticas

Desejam69
Trocam53
Avaliações 3.8 / 1.758
5
ranking 31
31%
4
ranking 35
35%
3
ranking 26
26%
2
ranking 6
6%
1
ranking 2
2%

35%

65%

Tomás Quirino
cadastrou em:
20/12/2010 00:43:28

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR