Humilhados e Ofendidos

Humilhados e Ofendidos Fiódor Dostoiévski


Compartilhe


Humilhados e Ofendidos





Narrado sob o ponto de vista do personagem principal, Humilhados e Ofendidos possui o caráter psicológico e moral das grandes criações do autor, e reconhecido posteriormente como uma das contribuições mais brilhantes e profundas para a literatura moderna. Vânia, o protagonista, é um homem sensível, um escritor que relata em tom protocolar e, contraditoriamente, confessional e emocionado os acontecimentos vividos por uma família pobre e sofrida de uma grande cidade - talvez haja aí uma referência autobiográfica do próprio autor. Em contraponto está o príncipe Valkóvski, viúvo, aristocrata, que enriqueceu através de artimanhas, astuto e um egoísta no mais íntimo do seu ser. Se todos os seus pensamentos verdadeiros pudessem aflorar, seria tão repugnante que "traria um grande mau cheiro" - nas palavras do próprio Dostoiévski. Certamente estamos diante de um prenúncio daquela personalidade, daquele tipo que mais tarde se denominaria "o homem de subsolo", reiteradamente presente na obra do escritor, e que representa uma síntese complexa do individualismo, da vaidade, da indiferença ao sofrimento alheio e da maldade presentes na alma humana.

A narrativa de Humilhados e Ofendidos envolve o leitor definitivamente. O encadeamento da ação, a dramaticidade dos acontecimentos e as personagens são um retrato contundente e expressivo dos despossuídos em todo seu sofrimento e humilhação. Porém, a grandiosidade da obra de Dostoiévski não está unicamente em retratar a condição de abandono e submissão daqueles que estão distantes do poder e dos bens materiais. Sua grandiosidade está em atribuir a essa representação um caráter moral, que supera as circunstâncias e se torna permanente.

Ficção / Línguas Estrangeiras / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (14)

ver mais
Humilhados e Ofendidos
Humilhados e ofendidos
Humilhados e Ofendidos
Fiódor Dostoiévski: Humilhados e Ofendidos

Similares

(6) ver mais
Duas Narrativas Fantásticas
Dois Sonhos
Um Pequeno Herói
Contos Reunidos

Resenhas para Humilhados e Ofendidos (41)

ver mais
Sobre a fatalidade e a nobreza das Paixões
on 21/11/13


O impulso primordial que anima os personagens dostoievskianos situa-se no prazer doloroso, porém intenso e inevitável, ao ver o espetáculo de um desastre amoroso, para o qual colaboraram tanto quanto possível. Aliocha comete um cardápio de infidelidades, sempre com prostitutas; antes mesmo de cometer mais uma canalhice contra sua noiva Natacha, pobre Natacha, ele desafia quase diariamente o limite máximo dos canalhas. "Humilhados e Ofendidos" desenvolve-se, do início ao fim, num c... leia mais

Vídeos Humilhados e Ofendidos (2)

ver mais
Conexões literárias: Fiódor Dostoiévski e Camilo Castelo Branco!

Conexões literárias: Fiódor Dostoiévski e Cam

Dostoiévski, tatuagens novas e ressaca literária! (LTD 122 a 125)

Dostoiévski, tatuagens novas e ressaca literá


Estatísticas

Desejam356
Trocam4
Avaliações 4.3 / 698
5
ranking 55
55%
4
ranking 32
32%
3
ranking 10
10%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

40%

60%

U.F. 24601
cadastrou em:
07/01/2009 12:28:50
Helena
editou em:
07/09/2019 18:33:11