Esboço Para Uma Teoria das Emoções

Esboço Para Uma Teoria das Emoções Jean-Paul Sartre


Compartilhe


Esboço Para Uma Teoria das Emoções





Obra da juventude de Sartre, 'Esboço Para Uma Teoria das Emoções' foi publicada em 1939, mesmo ano da coletânea de contos 'O Muro', e um ano após a publicação do romance 'A Náusea', que o tornou um escritor célebre. Trata-se de uma primeira abordagem fenomenológica, influenciada pelo pensamento de Martin Heidegger e de Husserl, que busca compreender o fenômeno humano dos sentimentos como experiências da subjetividade desvinculadas de teorias.

Tal era, por exemplo, a crítica de Sartre à utilização da ideia de inconsciente pela psicologia empírica. 'Esboço Para Uma Teoria das Emoções', uma bela introdução à filosofia sartreana, apresenta as linhas de pensamento que o autor desenvolveria e aprofundaria posteriormente, sobretudo em sua principal obra filosófica, 'O Ser e O Nada'.

Ensaios / Filosofia

Edições (2)

ver mais
Esboço Para Uma Teoria das Emoções
Esboço de uma teoria das emoções

Similares

(17) ver mais
A Náusea
O Que é a Subjetividade?
O Muro
Os Sofrimentos do Jovem Werther

Resenhas para Esboço Para Uma Teoria das Emoções (6)

ver mais
"A proximidade absoluta da consciência em relação a si mesma".
on 17/3/09


Comprei este livro deve fazer 2 anos. Já tinha lido A Idade da Razão e vidrado. Lembro que, na primeira tentativa, eu não entendi... nada, e achei chato, teorês. E disse ao meu namorado: "Toma, quer ficar com essa coisa chata?" (algo do gênero). CALMA, NÃO ABANDONE AINDA ESTA RESENHA!! Eis que, no meio desta madrugada acordo, guiada por onipotente insônia, vou até a sala: avisto o livrinho servindo de calço para o receptor do fone de ouvido sem fio. Leio o título, novamente me parece... leia mais

Estatísticas

Desejam53
Trocam11
Avaliações 3.8 / 376
5
ranking 23
23%
4
ranking 43
43%
3
ranking 27
27%
2
ranking 6
6%
1
ranking 1
1%

46%

54%