A Desculpa

A Desculpa Alexandre Werneck


Compartilhe


A Desculpa


As circunstâncias e a moral das relações sociais




Desde que o mundo é mundo, nos deparamos com situações de conflito produzidas pela ruptura de regras morais. E desde sempre um mesmo recurso está à nossa disposição para evitar esses conflitos: a desculpa. Adão, no Éden, quando se viu pressionado pelo Criador por ter praticado o pecado original, não pensou duas vezes e jogou a culpa em Eva.
Dialogando com vasto material teórico, que vai da sociologia clássica de Max Weber e Georg Simmel ao atual pragmatismo francês de Luc Boltanski e Laurent Thévenot, passando pela filosofia da linguagem de John L. Austin, Werneck propõe um inovador modelo explicativo para compreender não apenas o papel das circunstâncias na moral, mas toda a maneira como, por meio delas, mantemos de pé nossas relações sociais.
Para embasar sua tese, o autor pesquisa quatro casos de usos de desculpas: manuais que ensinam a dar desculpas eficientes; depoimentos da investigação do escândalo do Mensalão; situações da vida de casal; e o uso da velhice como desculpa para descortesias praticadas por idosos. De cada um deles – mas também de exemplos da ficção que vão das peripécias de Brás Cubas à comédia do cotidiano de Seinfeld, e de casos bíblicos que vão de Adão ao Bom Ladrão, passando pela Torre de Babel –, ele prospecta a maneira como nós, que damos desculpas, construímos as circunstâncias com que damos conta de nossas diferenças.

Edições (1)

ver mais
A Desculpa

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 50
50%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

52%

48%

Leitora Viciada
cadastrou em:
16/04/2013 18:42:47