A Inocência dos Pássaros

A Inocência dos Pássaros Scott Simon




A Inocência dos Pássaros





Scott Simon, premiado jornalista da NPR (National Public Radio), cobriu o cerco a Sarajevo e entrevistou várias jovens que serviam como atiradoras de elite. Inspirado nessas conversas, escreveu A inocência dos pássaros, seu primeiro romance. Simon dá vida a Irena, de 17 anos, uma estrela do time de basquete da escola, fã de Madonna, Michael Jordan e Johnny Depp, que, depois de iniciada a violência e o terror da "limpeza étnica" contra os muçulmanos, acaba se juntando a um grupo de rebeldes e, numa Sarajevo transformada em campo de batalha, passa a vivenciar intensamente uma guerra que antes só conhecia através de filmes e livros. Na visão do escritor Scott Turow, a obra é "a melhor estréia de um grande jornalista na ficção desde Tom Wolfe".

Assim que o inferno começa, em 1992, Irena e sua família, agredidas por soldados sérvios, fogem em busca de segurança, atravessando o rio que divide a cidade. Numa nova e dura realidade, seu dia-a-dia de esporte, música e cinema é substituído por um cenário no qual que é preciso roubar dos mortos para comprar comida e viver em constante alerta, pois os tiros podem vir de todos os lados.

Buscando uma forma de sustento numa cidade em ruínas, a moça começa a trabalhar lavando pisos. Porém, sob a tutela de um grupo de resistência, segura pela primeira vez numa arma de fogo - e se sai muito bem, perturbadoramente bem. Em pouco tempo - aprendendo a aguardar o momento oportuno, a nunca voltar ao mesmo posto de observação, a identificar a "névoa" em torno do alvo, características de um tiro bem-sucedido -, se transforma numa atiradora de elite. Mas essa nova vocação a guiará por um caminho inesperado, no qual Irena precisará arcar com conseqüências complexas e cataclísmicas.

A inocência dos pássaros, de Scott Simon, é uma obra de emoções profundas - humores e horrores. Uma história narrada de forma precisa, um romance de estréia digno de nota.

Edições (1)

ver mais
A Inocência dos Pássaros

Similares


Resenhas para A Inocência dos Pássaros (4)

ver mais
on 24/4/12


O livro retrata a realidade da sobrevivência em uma guerra. Acerca das escolhas e dos caminhos que temos que tomar, apenas para sobreviver. Da luta, não só física, mas psicológica e da incerteza de um amanhã. Uma guerra não é e nunca será a solução de um problema. Dentro dela, o dinheiro nem os princípios morais e éticos têm valor. Enfim, uma história de sobrevivência envolvendo drama e romance numa guerra. Muito interessante para quem gosta do assunto e talvez um pouco cansativo p... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam5
Avaliações 3.8 / 75
5
ranking 33
33%
4
ranking 23
23%
3
ranking 36
36%
2
ranking 4
4%
1
ranking 4
4%

22%

78%

Davely Duarte
cadastrou em:
07/01/2009 15:03:31