1812 - A Marcha Fatal de Napoleão Rumo a Moscou

1812 - A Marcha Fatal de Napoleão Rumo a Moscou Adam Zamoyski


Compartilhe


1812 - A Marcha Fatal de Napoleão Rumo a Moscou





A invasão da Rússia por Napoleão e a terrível retirada de Moscou foram episódios militares épicos e uma tragédia humana em escala colossal - o primeiro exemplo da história de uma guerra com o objetivo de extermínio total. No entanto, a guerra de 1812 não foi apenas uma guerra de defesa da Rússia: foi o clímax de um longo duelo entre dois imperadores pela supremacia da Europa, e suas consequências afetariam o curso da história do continente ao longo dos dois séculos seguintes.

Entre os soldados rasos da Grande Armée, o maior exército da história mundial, havia espanhóis e portugueses, italianos e poloneses, alemães e croatas, holandeses e suíços, além de franceses. Foram enviados por Napoleão para o vasto território russo, onde não puderam encontrar comida nem água. Quando os russos finalmente deram início à resistência nos portões de Moscou, a batalha que se sucedeu foi um massacre como só se veria novamente no primeiro dia da Batalha do Somme, em 1916. O sofrimento dos soldados e dos seguidores do exército na terrível retirada de Moscou, em pleno inverno russo, foi quase insuportável.

Nesta descrição magistral, Adam Zamoyski utilizou as pesquisas russas mais recentes, bem como uma extensa coleção de registros originais franceses, russos, alemães, poloneses e italianos, a fim de retratar uma imagem vívida das experiências dos soldados e civis que se encontravam nos dois lados do conflito. O autor mostra como o relacionamento entre Napoleão e o tsar veio a distorcer sua aliança e desencadear uma guerra que nenhum dos dois desejava. Um relato emocionante e detalhado, que dá conta de um dos mais importantes conflitos da história.

História / História Geral

Edições (1)

ver mais
1812 - A Marcha Fatal de Napoleão Rumo a Moscou

Similares

(23) ver mais
Rússia Contra Napoleão
Catástrofe
O Fim do Terceiro Reich
Sobre a Guerra

Resenhas para 1812 - A Marcha Fatal de Napoleão Rumo a Moscou (2)

ver mais
on 14/3/16


Utilizando inúmeras citações de testemunhas e uma prosa de altíssima qualidade, Adam Zamoyski constrói uma narrativa leve e direta que mantém o leitor entretido ao longo de mais de 500 páginas. O background político é bem estabelecido, assim como a relação entre Napoleão e Alexandre e o “caminho” para a guerra. As batalhas são muito bem descritas: as táticas, o armamento, os veículos de transporte, os tipos de munição utilizados e quais seus respectivos efeitos, a movimentação e... leia mais

Estatísticas

Desejam52
Trocam1
Avaliações 4.6 / 17
5
ranking 76
76%
4
ranking 12
12%
3
ranking 12
12%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

60%

40%

Marcos
cadastrou em:
26/04/2013 17:52:18
Allysson Falcon
editou em:
04/11/2018 12:18:58