A Civilização do Espetáculo

A Civilização do Espetáculo Mario Vargas Llosa


Compartilhe


A Civilização do Espetáculo


Uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura




Dura radiografia da cultura e dos tempos atuais, pelo olhar inconformista do mais notório escritor peruano

“A arte, a literatura e o cinema se trivializaram de tal maneira, que o espectador e o leitor vivem a ilusão de ser cultos e de estar na vanguarda de tudo com o mínimo esforço intelectual. (...) Se aceitar entrar no jogo da civilização do espetáculo e se converter em um bufão, o intelectual tem a possibilidade de que sua mensagem prospere.” – Mario Vargas Llosa

A banalização das artes e da literatura, o triunfo do jornalismo sensacionalista e a frivolidade da política são características da sociedade contemporânea: a ideia temerária de converter em bem supremo a natural propensão humana para o divertimento. Este é o tema central do novo ensaio de Mario Vargas Llosa, Prêmio Nobel de Literatura em 2010.

Em A civilização do espetáculo, o escritor diz que no passado a cultura era uma espécie de consciência que impedia que virássemos as costas para a realidade. Hoje, lamenta Llosa, a cultura atua como mero mecanismo de distração e entretenimento. Para ele, “a ideia ingênua de que, através da educação, se pode transmitir cultura à totalidade da sociedade, está destruindo a ‘alta cultura’, pois a única maneira de conseguirmos essa democratização universal da cultura é empobrecendo-a, tornando-a cada dia mais superficial”.

Para o autor peruano, a figura do intelectual que estruturou todo o século XX teria desaparecido do debate público. Ainda que alguns assinem manifestos e participem em polêmicas, sua repercussão na sociedade é mínima. Conscientes desta situação, observa Llosa, “muitos optaram pelo silêncio”.

Sociologia

Edições (2)

ver mais
A Civilização do Espetáculo
A Civilização do Espetáculo

Similares

(8) ver mais
O Sonho do Celta
A Sociedade do Espetáculo
A Festa do Bode
A Casa Verde

Resenhas para A Civilização do Espetáculo (29)

ver mais
Indústria da Diversão
on 8/9/13


O livro do peruano, Mário Vargas Lhosa, prêmio Nobel de Literatura em 2010, consiste em uma análise crítica da sociedade contemporânea, em especial da ocidental. Lhosa inicia o livro analisando o significado da palavra “cultura”. Segundo o autor, em outros tempos, cultura poderia indicar conhecimento, sensibilidade, prazer pela descoberta, identificação de várias formas de emoções; porém, no cenário contemporâneo, limita-se a informação superficial e ao mero entretenimento. Ou ... leia mais

Vídeos A Civilização do Espetáculo (2)

ver mais
A Civilização do Espetáculo - Mário Vargas Llosa | Real x Ficcional

A Civilização do Espetáculo - Mário Vargas Ll

A Civilização do Espetáculo - Vargas Llosa [Lendo o Nobel de Literatura] #1

A Civilização do Espetáculo - Vargas Llosa [L


Estatísticas

Desejam238
Trocam5
Avaliações 4.2 / 464
5
ranking 45
45%
4
ranking 34
34%
3
ranking 16
16%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

43%

57%

Silvana (@delivroemlivro)
cadastrou em:
10/06/2013 13:39:48