Declínio e queda do Império Otomano

Declínio e queda do Império Otomano Alan Palmer




Declínio e queda do Império Otomano





O renomado historiador inglês Alan Palmer explica os motivos que levaram ao fim um dos maiores impérios da Idade Moderna.

Declínio e queda do Império Otomano, um dos trabalhos mais importantes do historiador inglês Alan Palmer, ganha edição pela Coleção História da Globo Livros. Apoiado em extensa pesquisa, Palmer foge das leituras óbvias e refaz toda a trajetória do Império Otomano para explicar o que deu errado no projeto de poder global dos sultões de Constantinopla.

Um império não se faz da noite para o dia. E muito menos termina. De 1299 a 1923, o Império Otomano se espalhou e influenciou três grandes regiões — Leste Europeu, Oriente Médio e Norte da África — sob o comando de uma longa linhagem de sultões sediados em Constantinopla (a atual Istambul). Formado a partir do século XIII em uma lacuna histórica entre o fim dos impérios Greco-Romano e Bizantino e a gestação dos novos europeus (Portugal, Espanha, Inglaterra e França), o Otomano teve uma Idade de Ouro que durou cerca de dois séculos e ficou conhecido tanto pela brutalidade nas batalhas quanto por lidar com culturas diferentes sem necessariamente subjugá-las.

Mas como um império tão grande, que comandou mais de 15 milhões de pessoas, perdeu seu poder? Como sempre acontece, e Palmer discorre sobre isso em minúcias, o Império Otomano semeou as tempestades que acabariam por destruí-lo. Uma delas foi o fato de terem fechado a passagem terrestre para as especiarias orientais, o que fez Portugal e Espanha “descobrirem” a América. Outra é que os povos conquistados mantiveram suas próprias atividades econômicas e com o passar do tempo os sultões foram recebendo menos e menos dinheiro.

Edições (1)

ver mais
Declínio e queda do Império Otomano

Similares

(19) ver mais
As Duas Faces da Glória
Maomé, uma Biografia do Profeta
O mundo falava árabe
Inquisição

Resenhas para Declínio e queda do Império Otomano (1)

ver mais
Fim do império Otomano, nasce a Turquia
on 2/7/17


Fazer a resenha tanto tempo depois de terminar a leitura não é a melhor maneira de escrever, mas... vou contar com minha memória para pelo menos escrever algumas poucas linhas. O declínio do império Otomano deu-se por causas bastante conhecidas ao longo da história dos impérios, a corrupção desenfreada na corte dos sultões, os interesses privados acima do bem da população do império além da clara intervenção das potências da época, os impérios austro-húngaro, inglês e russo. O li... leia mais

Estatísticas

Desejam51
Trocam1
Avaliações 3.9 / 15
5
ranking 27
27%
4
ranking 40
40%
3
ranking 27
27%
2
ranking 7
7%
1
ranking 0
0%

60%

41%

Camila
cadastrou em:
29/07/2013 10:41:09