Pileques

Pileques F. Scott Fitzgerald


Compartilhe


Pileques (Coleção Má Companhia)


Drinks e outras bebedeiras




Autor de O grande Gatsby, Francis Scott Fitzgerald aproveitou à beça os chamados “anos loucos”: festas, viagens e muita bebedeira. Mas a paixão por drinques, que no início assegurava um comportamento mais leve em festas e encontros entre os literatos da época, desandaria para um brutal alcoolismo. Tentando se livrar do vício ao mesmo tempo em que procurava evocar os dias ébrios de sua vida, Fitzgerald deixou uma série de textos - ensaios, cartas e aforismos - em que o pileque é o personagem maior. São textos que oscilam entre a graça (na característica prosa elegante do autor), o anedótico e um registro mais sombrio. “Primeiro você toma um drinque, então um drinque toma um drinque, e aí o drinque toma você”, anotou o escritor de forma irônica e acurada.
Pileques, uma seleção retirada de “O colapso nervoso” e outros textos de Fitzgerald, é uma elegante e evocativa crônica da paixão de um homem pelos estados alterados da mente provocados por bebidas alcoólicas. Também o testemunho de uma era que, à distância de quase um século, parece dotada de um charme inescapável.

Contos / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Pileques

Similares

(4) ver mais
Não Há Nada Lá
Sunset Park
Dias na Birmânia
Iniciantes

Resenhas para Pileques (6)

ver mais
não recomendo
on 23/7/15


sinceramente não entendi nada... leia mais

Estatísticas

Desejam42
Trocam2
Avaliações 3.3 / 80
5
ranking 14
14%
4
ranking 28
28%
3
ranking 40
40%
2
ranking 14
14%
1
ranking 5
5%

33%

67%

Marcos
cadastrou em:
07/08/2013 17:25:35
Cardoso
editou em:
30/01/2018 20:34:08

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR