O Manual Para a Vida

O Manual Para a Vida Epicteto


Compartilhe


O Manual Para a Vida (Textos para Reflexão)


Enchiridion de Epicteto




O Enchirídion ou Manual de Epicteto, (em grego: Ἐγχειρίδιον Επικτήτου) é um pequeno manual com conselhos éticos estóicos compilado por Arriano, que foi aluno de Epicteto no início do século II.

Apesar de o conteúdo ser derivado dos Discursos de Epicteto, não é propriamente um resumo dos Discursos, mas sim uma compilação de preceitos práticos. O Manual é um guia para o dia-a-dia. Ao contrário de outros mestre da Filosofia da Grécia Antiga, como Platão e outros metafísicos, Epicteto foca a sua atenção em como alguém se pode aplicar de maneira prática num ponto de vista filosófico. O tema primário nesta curta obra é a de que uma pessoa deve esperar o que deve acontecer e desejar que tal aconteça. O outro motivo na narrativa que aparece é a opinião de Epicteto sobre o julgamento dos eventos

"O que preocupa as pessoas não são as coisas em si mas o seu julgamento acerca delas. Por exemplo: a morte não é algo opressivo (de outra maneira de tal forma a Sócrates)..."
-- Manual - capítulo 5.


Subjacente a isto tudo, no entanto, está a ideia de que "algumas coisas nos são dependentes e outras não o são" sendo que devemos reagir e interagir em concordância com essas coisas.

Nos séculos seguintes, o Enchirídion foi visto como um manual prestável de filosofia prática, mantendo a sua autoridade com os cristão e pagãos. No século VI, Simplício da Cilícia escreveu um comentário sobre ele, e dois escritores cristãos, Nilo do Sinai e um autor anónimo, escreveram paráfrases da obra, adaptadas ao pensamento cristão, na primeira parte do século V. O Enchirídion foi publicado pela primeira vez em latim por Angelo Poliziano, em Roma, no ano de 1493. Em 1496, foi traduzido por Beroaldus, em Bolonha. O original em grego, com comentários de Simplício, apareceu primeiramente em Veneza, no ano de 1528.

O livro foi um comum texto escolar na Escócia, durante o Iluminismo Escocês. Adam Smith tinha uma cópia de uma edição de 1670 na sua biblioteca, adquirida quando ainda jovem estudante.

Filosofia

Edições (3)

ver mais
O Manual Para a Vida
Introdução Ao Manual de Epicteto
The Enchiridion

Similares

(18) ver mais
A Arte de Viver
As Máximas de Epicteto
O Encheirídon de Epicteto
Epicteto e a Sabedoria Estóica

Resenhas para O Manual Para a Vida (2)

ver mais
Estoicismo ainda atual
on 27/8/13


Confesso que não conhecia muito de estoicismo e, do pouco que conhecia, era de um livro de Sêneca. Nunca havia ouvido falar de Epicteto, "o filósofo que nasceu escravo", mas baixei a amostra gratuita para conferir. Surpreendentemente, logo no início vemos uma menção a um trecho de um diálogo entre Gandalf e Frodo no Senhor dos Anéis (de J. R. R. Tolkien) que havia me marcado muito no primeiro filme: "Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado". Comprei o... leia mais

Vídeos O Manual Para a Vida (1)

ver mais
O MANUAL PARA A VIDA | EPICTETO | RESUMO ANIMADO DO LIVRO | ESTOICISMO

O MANUAL PARA A VIDA | EPICTETO | RESUMO ANIM


Estatísticas

Desejam13
Trocam1
Avaliações 4.3 / 66
5
ranking 55
55%
4
ranking 26
26%
3
ranking 18
18%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

62%

38%

raph
cadastrou em:
26/08/2013 16:13:47
.
editou em:
24/09/2016 15:17:26