O Manual Para a Vida

O Manual Para a Vida Epicteto


Compartilhe


O Manual Para a Vida (Textos para Reflexão)


Enchiridion de Epicteto




O Enchirídion ou Manual de Epicteto, (em grego: Ἐγχειρίδιον Επικτήτου) é um pequeno manual com conselhos éticos estóicos compilado por Arriano, que foi aluno de Epicteto no início do século II.

Apesar de o conteúdo ser derivado dos Discursos de Epicteto, não é propriamente um resumo dos Discursos, mas sim uma compilação de preceitos práticos. O Manual é um guia para o dia-a-dia. Ao contrário de outros mestre da Filosofia da Grécia Antiga, como Platão e outros metafísicos, Epicteto foca a sua atenção em como alguém se pode aplicar de maneira prática num ponto de vista filosófico. O tema primário nesta curta obra é a de que uma pessoa deve esperar o que deve acontecer e desejar que tal aconteça. O outro motivo na narrativa que aparece é a opinião de Epicteto sobre o julgamento dos eventos

"O que preocupa as pessoas não são as coisas em si mas o seu julgamento acerca delas. Por exemplo: a morte não é algo opressivo (de outra maneira de tal forma a Sócrates)..."
-- Manual - capítulo 5.


Subjacente a isto tudo, no entanto, está a ideia de que "algumas coisas nos são dependentes e outras não o são" sendo que devemos reagir e interagir em concordância com essas coisas.

Nos séculos seguintes, o Enchirídion foi visto como um manual prestável de filosofia prática, mantendo a sua autoridade com os cristão e pagãos. No século VI, Simplício da Cilícia escreveu um comentário sobre ele, e dois escritores cristãos, Nilo do Sinai e um autor anónimo, escreveram paráfrases da obra, adaptadas ao pensamento cristão, na primeira parte do século V. O Enchirídion foi publicado pela primeira vez em latim por Angelo Poliziano, em Roma, no ano de 1493. Em 1496, foi traduzido por Beroaldus, em Bolonha. O original em grego, com comentários de Simplício, apareceu primeiramente em Veneza, no ano de 1528.

O livro foi um comum texto escolar na Escócia, durante o Iluminismo Escocês. Adam Smith tinha uma cópia de uma edição de 1670 na sua biblioteca, adquirida quando ainda jovem estudante.

Filosofia

Edições (5)

ver mais
O manual para a vida
O Manual de Epicteto
O Manual Para a Vida
Introdução Ao Manual De Epicteto

Similares

(23) ver mais
A Arte de Viver
As Máximas de Epicteto
O Encheirídon de Epicteto
Epicteto e a Sabedoria Estóica

Resenhas para O Manual Para a Vida (42)

ver mais
Quer entender o estoicismo? Comece por aqui
on 6/7/20


Epicteto é para mim, a maneira mais fácil de entrar na aprendizagem do estoicismo. Seus princípios práticos e fáceis de aplicar ao dia a dia são incríveis. Diferente de Sêneca (que usa de exemplos e histórias para ensinar), Epicteto traz praticamente um manual...pera, é um manual haha. Como dizem, estoicismo é a filosofia para o momento de pandemia.... leia mais

Estatísticas

Desejam42
Trocam1
Avaliações 4.3 / 327
5
ranking 56
56%
4
ranking 31
31%
3
ranking 11
11%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

52%

48%

raph
cadastrou em:
26/08/2013 16:13:47

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR