A história de Irena Sendler

A história de Irena Sendler Anna Mieszkowska


Compartilhe


A história de Irena Sendler


A mãe das crianças do holocausto




O livro A história de Irena Sendler: a mãe das crianças do holocausto, da jornalista e escritora polonesa Anna Mieszkowksa, é a dramática e surpreendente história de uma heroína ignorada - na verdade, da maior heroína da Segunda Guerra Mundial.

Baseado em relatos diretos da própria Irena Sendler, de outros membros da resistência polonesa (incluindo alguns dos mais destacados, como Jan Karski) e de sobreviventes salvos por ela e seu grupo, o livro descreve, detalhadamente, a vida e as ações de uma das maiores personagens desse tempo trágico - que ficaria praticamente desconhecida até a queda do Muro de Berlim. O livro, portanto, também relata as circunstâncias desse longo anonimato, e aquelas que afinal revelaram ao mundo o nome de Irena Sendler.

À época uma garota polonesa iniciando sua carreira no serviço de assistência social, Irena Sendler viu-se no centro da brutal história do século XX quando Varsóvia foi ocupada pelos nazistas, em setembro de 1939, e os judeus encarcerados no gueto para morrer de fome. Os sobreviventes seriam levados aos campos de extermínio. Irena Sendler integra-se então à Zegota, organização clandestina de ajuda aos judeus, na qual organiza e lidera um grupo de voluntários poloneses que, dia a dia, esquivando-se dos agentes alemães, entravam e saíam do gueto, salvando assim da morte mais de 2 mil crianças judias.

O preço seria alto - muitos dos voluntários são capturados e mortos, e a própria Irena Sendler é presa, torturada e condenada à morte pela Gestapo. Mas ela escapa e retoma seu trabalho: salvar da morte quantas crianças judias pudesse. Irena Sendler passou as décadas seguintes ao fim da Segunda Guerra Mundial atrás da cortina de ferro. Malvista pelas autoridades pró-soviéticas da Polônia, que desconfiavam dos ativistas não-comunistas e, principalmente, dos ativistas pró-judeus, viveria uma espécie de segunda clandestinidade, desta vez histórica. A história de Irena Sendler: a mãe das crianças do holocausto é parte fundamental do resgate de seu nome, de sua memória e do significado de sua vida.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
A história de Irena Sendler

Similares

(27) ver mais
Beco da ilusão
SACKGASSE
É Hora de Falar
Necrópole

Resenhas para A história de Irena Sendler (3)

ver mais
Amor em meio ao ódio

Por favor: LEIA a história de Irena Sendler, uma assistente social que colocou sua vida em risco para salvar 2.500 crianças judias confinadas, no Gueto de Varsóvia, durante a 2a guerra mundial. Bibliografia que nos confirma que há presença de anjos em meio ao ódio e ao caos que os seres humanos criam e alimentam pelo preconceito e total incapacidade de aceitar as diferenças. Reconfortante, enquanto o mundo inteiro negava os horrores do Holocausto "sentenças de morte eram executadas dia... leia mais

Estatísticas

Desejam91
Trocam1
Avaliações 4.5 / 32
5
ranking 69
69%
4
ranking 19
19%
3
ranking 9
9%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

17%

83%

Marcos
cadastrou em:
03/09/2013 14:16:11
Jenifer
editou em:
07/02/2021 15:42:35

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR