A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka


Compartilhe


A metamorfose





Kafka demonstra, nesta obra, a sua falta de disposição, a ojeriza pela vida em sociedade e a fuga constante às obrigações pré-determinadas. De uma certa maneira, quem conhece a vida do autor sente, em cada treco da Metamorfose, a descrição velada de sua angústia no ambiente familiar.
Em A metamorfose, Kafka, transformado em inseto, humildemente se oferece em sacrifício, para ser compreendido e amado por sua família, tornando-se o alvo da repugnância de todos para que, de algum modo, pudessem sentir a sua presença e a sua atuação entre eles – o que jamais conseguiria, porque a diferença entre a sua existência e a deles é insuperável. Sua história lembra assim aquele a daquele outro sublime judeu que esteve entre nós e que se ofereceu em sacrifício pelos nossos pecados, fazendo-se alvo das chacotas, do desprezo e das lanças dos que beneficiara.
Nesta novela temos Kafka de corpo inteiro. A própria figura do pai ali está, forte, prepotente, cheio das manhas, sempre disposto a mostrar ao filho a sua força, o seu poder; temos a mãe, frágil criatura, oscilando entre pai e filho, repartindo o seu amor entre eles, porem presa a vínculos mais forte de tradição; e a figura suave de Ottla, a irmã preferida de Kafka, que o compreendia e auxiliava em tudo, com quem ele gostava de partilhar os seus sentimentos. Porém, a vida passa, novas obrigações surgem, é preciso que tomemos uma decisão, um rumo, um objetivo, cada qual tem a sua existência a cuidar, - e assim ele percebera sozinho com seus problemas e sentiram funda e amarga, a sua solidão. Solidão de um homem talentoso, que os seus semelhantes não acolhem, que aborrece a sociedade, e que se isola em seus sonhos.

Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (102)

ver mais
A Metamorfose
A Metamorfose
A metamorfose
A Metamorfose

Similares

(165) ver mais
Diários: 1909-1923
O Contrato Social
Manifesto do Partido Comunista
Assim Falou Zaratustra - Col. L&pm Pocket Mangá

Resenhas para A metamorfose (8.851)

ver mais
Resenha de Metamorfose
on 7/7/20


“Caixeiro-viajante”, esse é o nome dado ao profissional responsável por vender os produtos em locais diversos de onde são realmente produzidos. No passado, quando ainda longe de uma tecnologia de transporte extremamente eficaz e rápida, esses trabalhadores tinham uma importante função para as indústrias e empresas ao espalhar o produto por geografias distantes. Nesse contexto, em Metamorfose, de Franz Kafka, acompanhamos a virada de situação de Gregor Samsa, um caixeiro-viajante, quand... leia mais

Vídeos A metamorfose (29)

ver mais
UNBOXING DE LIVROS: Semana do Consumidor + Presentes de Aniversário. ??

UNBOXING DE LIVROS: Semana do Consumidor + Pr

Fiz aniversário, li uns livros clássicos e mostrei o que tô lendo | LEITURAS DE FEVEREIRO-2024 ?

Fiz aniversário, li uns livros clássicos e mo

As influências de Kafka na cultura pop além do mundo da literatura

As influências de Kafka na cultura pop além d

Tudo sobre o livro A METAMORFOSE, de Franz Kafka | Pipoca e Nanquim #353

Tudo sobre o livro A METAMORFOSE, de Franz Ka


Estatísticas

Desejam3.719
Trocam343
Avaliações 4.1 / 79.939
5
ranking 46
46%
4
ranking 36
36%
3
ranking 14
14%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

30%

70%

Zeb
cadastrou em:
18/02/2010 20:29:19
Amani.Cruz
editou em:
30/06/2021 15:11:12
Pri Paiva
aprovou em:
16/08/2021 15:51:42

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR