A Irmã de Freud

A Irmã de Freud Goce Smilevski


Compartilhe


A Irmã de Freud





Teria Sigmund Freud sido responsável pela morte de sua irmã em um campo de concentração nazista? Vencedor do Prêmio da União Europeia para a Literatura, A irmã de Freud, quando lançado, chocou os leitores, que se perguntavam se a história criada por Goce Smilevski seria verdade. Apesar de ser ficção, a premissa da obra é verdadeira: Freud fugiu da Áustria em plena ascensão nazista deixando quatro irmãs para trás. Todas morreram em campos de concentração.



Na Viena ocupada pelos nazistas, Sigmund Freud recebeu o direito de fugir para o exterior levando consigo alguns entes queridos. Na lista do fundador da psicanálise, entram a mulher, os filhos, a cunhada, duas assistentes, o médico pessoal com sua família e até o cachorro, mas não quatro irmãs idosas: Marie, Rosa, Pauline e Adolfine. É a voz desta última, deportada para o campo de concentração de Terezín, que relembra com dolorosa mágoa o episódio.



Smilevski narra, com maestria, a trajetória da família do famoso Freud, com destaque, obviamente à narradora. Por meio de Adolfine, o leitor descobre a intimidade do famoso psiquiatra, suas fraquezas e como ele se relacionava com os parentes. Além disso, mostra a vida miserável que ela própria teve. Há também um intenso debate de teorias psicanalíticas, mostrando como elas não eram seguidas pelo próprio criador.



Um dos principais temas tratados na obra é a loucura, que culmina com uma inteligente discussão entre os dois protagonistas a respeito da felicidade e do sentido da vida.




Edições (1)

ver mais
A Irmã de Freud

Similares

(1) ver mais
A Amante de Freud

Resenhas para A Irmã de Freud (5)

ver mais
De grande professor a grande egoísta
on 26/1/15


Não é um livro para quem quer descrições de campos de concentração...mas nem por isso menos angustiante. No começo é difícil lembrar seu nome: Adolphine. Apenas a irmã de Freud. Depois percebemos que é bem mais que isso, como amesquinha a visão que temos dele (Freud), sua obra, de suas ações ( e isso por que não entrou em detalhes sobre sua relação familiar mais íntima- esposa, cunhada, filhos). Como expõe bem a situação da mulher no século XIX.... leia mais

Estatísticas

Desejam85
Trocam2
Avaliações 3.8 / 81
5
ranking 27
27%
4
ranking 41
41%
3
ranking 23
23%
2
ranking 5
5%
1
ranking 4
4%

13%

87%

Yasmin
cadastrou em:
17/09/2013 14:26:23