A Irmã de Freud

A Irmã de Freud Goce Smilevski


Compartilhe


A Irmã de Freud





Teria Sigmund Freud sido responsável pela morte de sua irmã em um campo de concentração nazista? Vencedor do Prêmio da União Europeia para a Literatura, A irmã de Freud, quando lançado, chocou os leitores, que se perguntavam se a história criada por Goce Smilevski seria verdade. Apesar de ser ficção, a premissa da obra é verdadeira: Freud fugiu da Áustria em plena ascensão nazista deixando quatro irmãs para trás. Todas morreram em campos de concentração.



Na Viena ocupada pelos nazistas, Sigmund Freud recebeu o direito de fugir para o exterior levando consigo alguns entes queridos. Na lista do fundador da psicanálise, entram a mulher, os filhos, a cunhada, duas assistentes, o médico pessoal com sua família e até o cachorro, mas não quatro irmãs idosas: Marie, Rosa, Pauline e Adolfine. É a voz desta última, deportada para o campo de concentração de Terezín, que relembra com dolorosa mágoa o episódio.



Smilevski narra, com maestria, a trajetória da família do famoso Freud, com destaque, obviamente à narradora. Por meio de Adolfine, o leitor descobre a intimidade do famoso psiquiatra, suas fraquezas e como ele se relacionava com os parentes. Além disso, mostra a vida miserável que ela própria teve. Há também um intenso debate de teorias psicanalíticas, mostrando como elas não eram seguidas pelo próprio criador.



Um dos principais temas tratados na obra é a loucura, que culmina com uma inteligente discussão entre os dois protagonistas a respeito da felicidade e do sentido da vida.



Ficção

Edições (2)

ver mais
A Irmã de Freud
A Irmã de Freud

Similares

(6) ver mais
A Amante de Freud
Freud
Freud: A Life for Our Time
Holocausto

Resenhas para A Irmã de Freud (15)

ver mais
on 13/7/20


Livro estranho, pesado. Nunca vi tanto sofrimento, tanta angústia num livro só... traição, abandono, tentativa de suicídio, aborto... misericórdia!!! Achei que o foco seria a estadia das irmãs do Freud nos campos de concentração e em sua fuga . Até que começou assim, de repente o trem descambou pra uma tragédia atrás da outra e quando eu vi estava nessa desgraceira de dar dó...sem falar nas reflexões filosofais sobre o sentido da vida, do certo, do errado ...Muito doido. Cansativo. De... leia mais

Estatísticas

Desejam82
Trocam3
Avaliações 3.7 / 140
5
ranking 29
29%
4
ranking 36
36%
3
ranking 24
24%
2
ranking 9
9%
1
ranking 2
2%

13%

87%

Yasmin
cadastrou em:
17/09/2013 14:26:23
Perigor
editou em:
30/04/2021 19:21:18

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR