A Submissão

A Submissão Amy Waldman


Compartilhe


A Submissão





Alguns anos depois dos atentados de 11 de Setembro, um júri reúne-se em Manhattan para escolher o projeto vencedor de um memorial, a ser erigido no Ground Zero. Perante milhares de participações anônimas, o júri - constituído por artistas, acadêmicos e a viúva de uma das vítimas - chega finalmente a acordo. Abrem o envelope selado que contém a identidade do vencedor. A perturbação é geral: o distinguido é um arquiteto muçulmano chamado Mohammad Khan. O debate que se segue reacende discórdias presentes desde o início do processo de seleção. Ao questionar a legitimidade da dor, a ambiguidade da arte e o significado do Islã, o júri dá início a um conflito que rapidamente se estende ao país. As fugas de informação para os média colocam sob pressão não só os membros do júri - particularmente Claire Burwell, representante dos familiares das vítimas e inesperada apoiante do vencedor - mas o próprio Mohammad Khan, americano, sofisticado, ambicioso, e que se vê pela primeira vez confrontado com a sua herança cultural. Uma luta entre fações, ou diferentes "Américas", na qual está latente a urgência de uma resposta à questão essencial: como manter viva a memória de uma tragédia?





“O melhor livro sobre o 11/9” Michael Prodger, The Financial Times.


“Este livro é honesto, emocionante e de tirar o fôlego.” Amazon Best Books of August; Top Ten Editors’ Pick for Fall.


“Uma obra de arte . . . Waldman, ex-repórter do New York Times, narra esta história com a coragem de uma jornalista experiente e com a elegância de uma escritora nata.” Leah Greenblatt, Entertainment Weekly.


"O texto de Waldman é perfeito, seja descrevendo o relacionamento de uma mulher de Bangladesh com a sua senhoria ou as manobras políticas dentro do júri.” Kamila Shamsie, The Guardian.


“Esta é uma obra penetrante, corajosa e comovente que deve ser lida e debatida, e lida novamente.” Sally Bissell, Library Journal.


“Viciante…” Megan O’Grady, Vogue.


“Um livro muito inteligente e que não dá para parar de ler.” Kimberly Cutter, Marie Claire.


“Uma saga marcante” Rayyan Al-Shawaf, New York Press.


“Waldman trata com uma franqueza revigorante duras questões morais e ironias éticas sem cair no lugar-comum.” Publishers Weekly.


Eleito Livro Notável do Ano pelo New York Times, Eleito Livro Notável do Ano pelo Washington Post, Eleito o Livro do Ano pela revista Esquire, Eleito o Livro do Ano pela revista Entertainment Weekly, Eleito o Melhor Livro do Ano pela Barnes and Noble, Finalista do The Guardian's First Book Award.

Edições (2)

ver mais
A Submissão
A Submissão

Similares


Resenhas para A Submissão (3)

ver mais
"A Submissão, ao terror?! ao preconceito?! ao poder?!"
on 9/9/14


A história é narrada em terceira pessoa, e se passa 2 anos após os atentados de 2001. A narrativa muda constantemente de ponto de vista (isso às vezes atrapalha, pois não é uma mudança acentuada, pontuada. É ‘brusca’, muda a toda hora e em qualquer momento). Não há um protagonista, e nem antagonistas específicos. Aqui cabe dizer que tem muitos personagens envolvidos, como Claire Burwell, viúva envolvida na escolha no memorial. Paul Rubin, líder da comissão do memorial. Asma, também v... leia mais

Estatísticas

Desejam62
Trocam6
Avaliações 3.9 / 22
5
ranking 27
27%
4
ranking 41
41%
3
ranking 32
32%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

27%

73%

Helena
cadastrou em:
02/10/2013 14:01:53