O alegre canto da perdiz

O alegre canto da perdiz Paulina Chiziane


Compartilhe


O alegre canto da perdiz





"Dizem que sou romancista e que fui a primeira mulher moçambicana a escrever um romance (Balada de amor ao vento, 1990), mas eu afirmo: sou contadora de estórias e não romancista. Escrevo livros com muitas estórias, estórias grandes e pequenas. Inspiro-me nos contos à volta da fogueira, minha primeira escola de arte."
Paulina Chiziane

Delfina é uma mulher negra cujo grito de liberdade está sempre sufocado. Sujeita às vontades do marido negro ou do amante branco, enfrenta as dificuldades de criar uma família multirracial e buscar o sustento em um cenário de casamentos por encomenda, de venda do corpo por quase nada. Misturando imaginação e misticismo, a prestigiada escritora moçambicana Paulina Chiziane apresenta um retrato poderoso e peculiar da sociedade e da mulher africana.

"Ver o mundo desde Moçambique e não Moçambique desde o meu mundo. (...) As tramas que se cruzam são narradas em tom de fábula e conto oral. Porém sem ingenuidade ou simplificação nessa forma fabular. Porque o recurso traz personagens como Delfina, que quer embranquecer, mas não abre mão dos feitiços africanos; ou Maria Jacinta, branca demais para ser negra e negra demais para ser branca; ou ainda a relação de Delfina e João dos Montes, que casam para matar a paixão."
Reginaldo Pujol Filho

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
O alegre canto da perdiz
O alegre canto da perdiz

Similares

(13) ver mais
Um defeito de cor
Americanah
Meio sol amarelo
Hibisco roxo

Resenhas para O alegre canto da perdiz (45)

ver mais
on 26/5/22


Leituras de 2022 | Literatura & resistência O alegre canto da perdiz [2008] Paulina Chiziane (Moçambique, 1955-) Dublinense, 2018, 336 pág. Ao prefaciar o livro “Caderno de memórias coloniais” de Isabela Figueiredo, Paulina Chiziane escreveu que o colonialismo nos fez perder “a oportunidade de aprender as lições que a África tem para dar ao mundo”. A lógica essencialmente católico-patriarcal do sistema colonial impõe aquela noção acachapante de história linear e uma visão de mu... leia mais

Vídeos O alegre canto da perdiz (2)

ver mais
TOUR POR LIVRARIAS #1 | Blooks Livraria - Botafogo | Ana Carolina Wagner

TOUR POR LIVRARIAS #1 | Blooks Livraria - Bot

AUTORES NEGROS GANHADORES DE PRÊMIOS LITERÁRIOS EM LÍNGUA PORTUGUESA EM 2021 | Impressões de Maria

AUTORES NEGROS GANHADORES DE PRÊMIOS LITERÁRI


Estatísticas

Desejam167
Trocam1
Avaliações 4.2 / 284
5
ranking 51
51%
4
ranking 32
32%
3
ranking 14
14%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

19%

81%

Adriana Scarpin
cadastrou em:
03/08/2018 20:25:49
Alê | @alexandrejjr
editou em:
06/12/2021 09:19:04

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR