Norte

Norte Edmundo Paz Soldán


Compartilhe


Norte





Assassinatos brutais cometidos nas vizinhanças de ferrovias aterrorizam os Estados Unidos. O criminoso degola e sangra suas vítimas a facadas. Quase sempre as estupra, antes ou depois de mortas. Em seguida, calmamente abre a geladeira da vítima e se regala com um sanduíche de presunto, um copo de leite ou uma lata de cerveja enquanto assiste à TV. Quando as autoridades divulgam que o suspeito dos crimes pode ser de origem hispânica, uma onda de preconceito e violência contra os imigrantes se alastra pelo país.
Esse serial killer se torna a obsessão de Rafael Hernández, um modesto policial militar do Texas, descendente de mexicanos. Divorciado e distante dos filhos adolescentes, ele se refugia de seus problemas pessoais no trabalho e nas relações casuais com prostitutas.
Outra personagem central no romance, a boliviana Michelle, jovem pós-graduanda em estudos literários, vive às voltas com sua desastrosa paixão por Fabián, professor e ensaísta brilhante, cuja utopia intelectual é elaborar uma teoria geral da ficção latino-americana. Mas, em vez de escrever enfadonhos ensaios e papers sobre crítica literária, Michelle prefere desenhar histórias em quadrinhos protagonizadas por zumbis e ambientadas nos desertos da fronteira entre o México e os Estados Unidos.
A história desses dois personagens irá se entrelaçar com a vida do obscuro camponês mexicano Martín Ramírez, que chegou aos Estados Unidos fugindo da guerra revolucionária no México. Errante pelas ruas e estações de trem, esfarrapado e sem documentos, Martín é recolhido a um manicômio na Califórnia com o diagnóstico de demência catatônica. Seu enorme talento como desenhista será o elo insuspeito entre as múltiplas vozes da trama de Norte.

Edições (2)

ver mais
Norte
Norte

Similares

(6) ver mais
O Delírio de Turing
Luto
Vidas Provisórias
O Alienado

Resenhas para Norte (3)

ver mais
American nightmare
on 24/4/14


“Todos os seres vivos tremem diante da violência. Todos temem a morte, todos amam a vida. Projete você mesmo em todas as criaturas. Então, a quem você poderá ferir? Que mal você poderá fazer?” (Buda) NORTE une três histórias e quatro personagens em uma narrativa intensa, crua e desconcertante. Edmundo Paz Soldán nos apresenta a vida e os dramas de Jesús, um serial killer “disfarçado” de professor, que ficou conhecido como The Railroad Killer, pois cometia seus crimes nas proximida... leia mais

Vídeos Norte (3)

ver mais
Leituras de Dezembro 2018

Leituras de Dezembro 2018

TAG seu ano em livros | 2018

TAG seu ano em livros | 2018

Literatorios #003 - Norte

Literatorios #003 - Norte


Estatísticas

Desejam13
Trocam3
Avaliações 3.9 / 26
5
ranking 23
23%
4
ranking 46
46%
3
ranking 27
27%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

42%

58%

Marcos
cadastrou em:
08/11/2013 20:46:10