As Crônicas Marcianas

As Crônicas Marcianas Ray Bradbury


Compartilhe


As Crônicas Marcianas (Mundos da Ficção Científica #16)


The Martian Chronicles




The Martian Chronicles -- A chegada (e posterior conquista de Marte) pelos colonos terráqueos... Os contos e histórias que formariam as Crônicas foram sendo publicados em separado, desde 1946, na forma de pulps. Ao reuni-los, nas Crônicas Marcianas de 1950, Bradbury capta brilhantemente a angústia e o pavor do Zeitgeist (o espírito e as manifestações do tempo) sob a ameaça da Guerra Nuclear; criticando simultaneamente a paranóia e a histeria coletiva das forças políticas antagônicas daquela época, em plena Guerra Fria.

'As Crônicas Marcianas foram reunidas num livro por seu autor em 1950, e interligadas por pequenas costuras narrativas. As crônicas acabaram formando emocionante panorama imaginário da chegada do homem a Marte e da colonização do planeta vermelho pela espécie humana. Livro que pode ser visto como um romance fragmentado ou uma seqüência conceitual de contos. Uma nova edição de The Martian Chronicles publicada pela Hill House (2005) apresenta várias histórias adicionais de Bradbury sobre os marcianos!

Em 1979 a NBC encomendou três episódios para uma minissérie, a serem produzidos em parceria com a BBC, cuja duração total seria de quatro horas. A adaptação foi escrita por Richard Matheson e houve a direção de Michael Anderson. A série foi estrelada por James Faulkner (Mr. K), Rock Hudson como "Wilder", Darren McGavin (“Sam Parkhill”), Joyce Van Patten (Elma Parkhill), Bernadette Peters como 'Geneviève Selsor'. Bernie Casey como o "Major Jeff Spender”, Christopher Connely (Ben Driscoll). Roddy McDowall como o “Pai da Pedra / Father Stone”, Maggie Wright (Ylla / Mrs. K), Barry Morse como “Peter Hathaway", Fritz Weaver (Father Peregrine). Nicholas Hammond (Commander Arthur Black), Maria Schell (Anna Lustig), Michael Anderson Jr. (David Lustig).... Bradbury achou a série "bem chata": '(....) when one reporter asked him what he thought of the miniseries, he responded candidly, "Booooooooring!"
====
O fio condutor das Crônicas a ocupação do planeta Marte pelo Homem. Para onde foram os marcianos, se é que alguma vez existiram marcianos? Que são esses misteriosos globos azuis que aparecem de vez em quando no céu? Serão criaturas inteligentes, criadas por Deus – e nesse caso Deus poderia ser um círculo, um globo? Tudo se passa no futuro muito próximo; de janeiro de 1999 a outubro de 2026. E ali estão eles, por fim: os marcianos.

Bradbury paga em ouro seu tributo aos mestres da fantasia: Sherwood Anderson, cujo 'Winesburg, Ohio' lhe deu inspiração, a série Barsoon: John Carter de Marte de Edgar Rice Burroughs. Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft, Ambrose Bierce. Fred Hoyle, astrônomo e autor de FC, lembra a odisséia a propósito das Crônicas Marcianas. E por que não? Por suas páginas perpassa um forte sopro de poesia épica: a epopéia do ser humano nos novos mundos que lhe estão destinados.
====
Muito antes do homem chegar à Lua, Ray Bradbury já estava em Marte. O clássico da ficção científica chega ao Brasil após 55 anos de sua publicação. Em suas 26 narrativas, o autor se depara com o cotidiano de um planeta estranho - mas não mais estranho que o nosso -, com a adaptação do homem em Marte e com o choque cultural entre terráqueos e marcianos. Não há pistolas laser, discos voadores e homens verdes com anteninhas na cabeça. O olhar original de Bradbury focaliza donas-de-casa marcianas que bebem "fogo elétrico", colonizadores terráqueos que recebem comida congelada de "icebergs voadores" e um jardineiro que planta árvores em Marte, para inundar de oxigênio a atmosfera rarefeita. Com bom humor, romantismo, suspense e um futurismo retrô, o autor lança afiada crítica à sociedade americana pós-guerra, crítica essa que permanece atual e necessária. É uma visão psicodélica dos dramas do nosso cotidiano, refletindo o medo de uma guerra atômica após a Segunda Guerra, que poderia (ou poderá?) dizimar a vida na Terra.

Ficção científica / Literatura Estrangeira

Edições (12)

ver mais
Crónicas Marcianas
As crônicas marcianas
As crônicas marcianas
Crônicas Marcianas (eBook)

Similares

(70) ver mais
E de Espaço
F de Foguete
A Chegada dos Terrenos
A Cidade Perdida de Marte

Resenhas para As Crônicas Marcianas (185)

ver mais
As Crônicas Marcianas
on 28/12/21


Bom, esse livro foi escrito nos anos 50. Vários dos pensamentos do autor estão fortemente ligados à questões e preocupações daquela época. É um livro que no começo eu não sabia o que esperar e no final eu não sei direito o que comentar, são crônicas da vida do ser humano em marte e várias refleções sobre a solidão, a questão ambiental e etc. É um bom livro.... leia mais

Vídeos As Crônicas Marcianas (2)

ver mais
7 MELHORES LIVROS DE FICÇÃO CIENTÍFICA

7 MELHORES LIVROS DE FICÇÃO CIENTÍFICA

Crônicas marcianas de Ray

Crônicas marcianas de Ray


Estatísticas

Desejam608
Trocam8
Avaliações 4.2 / 2.273
5
ranking 50
50%
4
ranking 35
35%
3
ranking 13
13%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

44%

56%

Soulseeker
cadastrou em:
08/01/2009 01:59:56
Pedro
editou em:
14/06/2023 14:57:50
Pedro
aprovou em:
14/06/2023 14:58:13

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR