A Obscena Senhora D

A Obscena Senhora D Hilda Hilst




A Obscena Senhora D





O livro. Escrito na particularíssima prosa de Hilda Hilst, onde todos gêneros narrativos se fundem e os recursos estéticos mais variados são usados, A Obscena Senhora D é Hillé, que após a morte do seu amante, se recolhe ao vão da escada, para falar "dessa coisa que não existe, mas é crua e viva, o Tempo." Obra plena dos temas mais caros à autora -- o desamparo, a condição humana, o apodrecimento da carne, a alma conturbada -- A Obscena Senhora D é uma procura lúcida e hipnótica das razões da existência, onde tudo pode acontecer, de uma facada pelas costas até um apaixonado beijo de amor. Como a própria Senhora D afirma: "... A vida foi uma aventura obscena, de tão lúcida."



A história do livro. A Obscena Senhora D foi lançado em 1982. Em 1997, a obra foi publicada na França, pela Ed. Gallimard, com tradução de Maryvonne Lapouge, que também traduziu Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. Ao lado de Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão, a publicação de A Obscena Senhora D pela Editora Globo marca o início do relançamento de toda obra de Hilda Hilst, incluindo 31 títulos, entre prosa e poesia.



O que se diz. Por amar a condição humana, Hilda escreve", afirmou o escritor Caio Fernando Abreu, já falecido, e acrescentou, em relação à leitura de A Obscena Senhora D: "Ninguém sairá ileso." Para Leo Gilson Ribeiro, importante crítico literário, que considera a autora o maior escritor vivo em língua portuguesa, "O espanto diante da criação de Hilda Hilst crescerá à medida que as gerações futuras consigam apreender a grandeza imune ao efêmero desta vivência escrita."


fonte: ed. Globo

Erótico / Literatura Brasileira

Edições (2)

ver mais
A Obscena Senhora D
A Obscena Senhora D

Similares

(21) ver mais
Por que ler Hilda Hilst
Grandes chances de morrer lentamente
Cartas de um Sedutor
Cantares

Resenhas para A Obscena Senhora D (34)

ver mais
on 4/3/09


Senhora D è obscena porque è transparente. Nao hà coquetismo para o que pensa em labirinto nem para o que pergunta. Critica acidamente as respostas atè entao oferecidas pelo mundo cansado e de corpo mole. Quer mais e desafia a interpretacao da existencia à manter-se em pè depois dos seus berros na janela e despudores reflexivos. Um livro para ser lido em voz alta, quase de um sò suspiro e folego, nos jantares em familia. ... leia mais

Vídeos A Obscena Senhora D (1)

ver mais
Hilda Hilst: A Obscena Senhora D e Fico Besta Quando me Entendem

Hilda Hilst: A Obscena Senhora D e Fico Besta


Estatísticas

Desejam416
Trocam6
Avaliações 4.0 / 894
5
ranking 40
40%
4
ranking 33
33%
3
ranking 19
19%
2
ranking 6
6%
1
ranking 1
1%

31%

69%

Cesar Andrade
cadastrou em:
08/01/2009 03:10:45
Nina
editou em:
20/01/2016 23:18:49