Paraíso perdido

Paraíso perdido John Milton


Compartilhe


Paraíso perdido





Um dos maiores poemas épicos da literatura ocidental - de uma tradição que inclui a Ilíada e a Odisseia de Homero, a Eneida de Virgílio e a Divina Comédia de Dante -, o Paraíso perdido foi publicado originalmente em 1667, na Inglaterra, em um período especialmente turbulento daquela nação. Seu autor, John Milton (1608-1674), foi um dos grandes intelectuais de seu tempo e destemido apoiador da Revolução Puritana inglesa, que depôs e executou o rei Carlos I e proclamou a República em 1649. Com a restauração da Monarquia em 1660, Milton caiu em desgraça e, por um problema de saúde, gradualmente acabou perdendo a visão. Foi nessa condição que ele compôs este espantoso poema de 10.565 versos, inspirado no Gênesis, que narra a rebelião de Satã contra Deus, a Criação do Mundo e a Queda do Homem pela desobediência de Adão e Eva no Jardim do Éden.
Dotado de uma imaginação prodigiosa, por vezes herética, Milton, que havia defendido o divórcio, a liberdade de imprensa e até a poligamia, criou aqui o clássico da literatura cristã do século XVII. Desde então, o autor de Paraíso perdido tem sido aclamado por escritores como Voltaire (“um criador de maravilhas que ninguém jamais havia sonhado antes”), Keats (“seu estilo é dotado de uma extraordinária beleza, sem precedentes”) e Borges (“ele sabia que seria um grande poeta mesmo antes de sê-lo”).
A presente edição, bilíngue, traz a elogiada tradução do premiado poeta português Daniel Jonas, que segue de perto a versificação e a musicalidade do original. Completam o volume as notas e o posfácio do tradutor, uma apaixonada apresentação do crítico Harold Bloom, e a fantástica série de cinquenta ilustrações de Gustave Doré, publicadas em 1866.

Literatura Estrangeira / Poemas, poesias / Religião e Espiritualidade

Edições (20)

ver mais
Paraíso Perdido
Paraíso Perdido
Paraíso Perdido
El Paraíso perdido

Similares

(45) ver mais
A Violeta de Vênus
O Demonologista
O Matrimônio do Céu e do Inferno
O casamento do céu e do inferno & outros escritos

Resenhas para Paraíso perdido (129)

ver mais
Paraíso Perdido
on 8/1/22


Paraíso Perdido, de John Milton, é uma versão épica da história da criação da humanidade, sua condenação e sua salvação. Todo o enredo é envolvente, mas o trecho que mais me agradou foi a parte final do poema, que traz uma grande mensagem de esperança. Recomendo a leitura. Edito esta resenha para incluir o seguinte questionamento: por que motivo tantos leitores simpatizam com Lúcifer nessa história? Não será isso bastante sintomático das escolhas que as pessoas andam fazendo para suas... leia mais

Vídeos Paraíso perdido (4)

ver mais
Explorando o Sacrilégio e o Sagrado | Paraíso Perdido, Encruzilhadas e The Starling Girl ??

Explorando o Sacrilégio e o Sagrado | Paraíso

Lendo Parai?so Perdido #1: Livro 1 | Tatiana Feltrin

Lendo Parai?so Perdido #1: Livro 1 | Tatiana

Por que me tirastes do barro? | Paraíso Perdido (John Milton) | Livro X a XII

Por que me tirastes do barro? | Paraíso Perdi

Desencaixotando livros novos. Unboxing de livros. Bookhaul.

Desencaixotando livros novos. Unboxing de liv


Estatísticas

Desejam1.077
Trocam6
Avaliações 4.4 / 951
5
ranking 62
62%
4
ranking 25
25%
3
ranking 10
10%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

45%

55%

Valnikson
cadastrou em:
04/11/2015 17:39:13
Leonardo
editou em:
01/03/2023 21:50:41

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR