Viagem ao Harz

Viagem ao Harz Heinrich Heine


Compartilhe


Viagem ao Harz


da obra Reisebilder (Quadros de viagem)




Heinrich Heine (1797-1856) é um dos maiores poetas alemães, ao lado de Goethe e Schiller. Foi também jornalista, ensaísta e crítico literário, e sua poesia inspirou diversos músicos, especialmente Schumann, cuja obra Dichterliebe [Amor de poeta], baseada em seu Buch der Lieder [Livro das canções], é um dos pontos altos da canção lírica alemã.
Publicada em 1826, a Viagem ao Harz iria compor mais tarde o primeiro dos quatro volumes dos Reisebilder [Quadros de viagem] organizados pelo autor. Após um ano de estudos na Universidade de Göttingen, o poeta é suspenso por envolver-se em um duelo - e nesse ponto tem início sua jornada pelo Harz, a maior cadeia montanhosa do norte da Alemanha, cujo pico mais elevado é o legendário Brocken, onde as bruxas celebram a Noite de Valpúrgis cantada por Goethe no Fausto.
A viagem, porém, é antes um fio condutor do que o tema principal do livro, que inclui poemas, reflexões sobre a vida, arte e política, descrições de paisagens, lugares e pessoas que encontra pelo caminho, relatos de sonhos e flertes passageiros - tudo isso visto por uma natureza poética peculiar, extremamente sensível a todo tipo de beleza e impiedosa com qualquer manifestação da estupidez humana.
Acompanham a inspirada tradução de Mauricio Mendonça Cardozo um estudo de Sandra M. Stroparo e o célebre ensaio de Théophile Gautier sobre o poeta alemão, de 1856. Como diz o próprio Heine em seu prefácio, "Este livro é um teatro de exibição. Entrem, entrem, não tenham medo!".

Ensaios / Literatura Estrangeira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Viagem ao Harz

Similares

(14) ver mais
O Livro de Travesseiro
O Livro das Canções
Há quem prefira urtigas
Contos e Poemas para Crianças Extremamente Inteligentes vol. 3

Resenhas para Viagem ao Harz (6)

ver mais
Algumas pessoas precisam de motivos - desculpas - para escrever. Não sei se isso é uma consequência direta da vergonha. Talvez lhes pareça arrogante ou soberbo sair distribuindo ao mundo seus pensamentos e considerações, ou hesitam em se expor para não parecerem carentes. Em todo caso, definitivamente não é o que eu esperava de um dos maiores nomes da literatura alemã. Viagem ao Harz é exatamente o que diz seu título: o primeiro de seus diários de viagem que se tornariam uma coleção (... leia mais

Vídeos Viagem ao Harz (1)

ver mais
UNBOXING FESTA DO LIVRO DA USP (EDITORA 34) | Ana Carolina Wagner

UNBOXING FESTA DO LIVRO DA USP (EDITORA 34) |


Estatísticas

Desejam47
Trocam1
Avaliações 4.0 / 64
5
ranking 27
27%
4
ranking 61
61%
3
ranking 11
11%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

51%

49%

Marcos
cadastrou em:
16/01/2014 18:56:06
Fernando
editou em:
12/12/2022 15:27:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR