As sombras de Longbourn

As sombras de Longbourn Jo Baker


Compartilhe


As sombras de Longbourn





Fãs de Jane Austen e de Downton Abbey vão se deliciar com a história dos empregados de Orgulho e preconceito.

Admiradora de Jane Austen, a romancista Jo Baker perguntava-se quem seriam aquelas presenças pontuais e quase inumanas que serviam à mesa ou entregavam um recado para os personagens de Orgulho e preconceito, um dos romances mais recontados em versões literárias desde a sua publicação, há duzentos anos. Por trás de cada descrição da toalete das irmãs Bennet havia certamente o trabalho de uma criada, e cada refeição servida implicava uma cozinheira, um mordomo para servi-la. Qual seria a história não contada desses personagens?

As sombras de Longbourn é o romance dessas figuras invisíveis. Sob o comando da governanta e cozinheira sra. Hill, trabalham Sarah e Polly, duas jovens trazidas de um orfanato quando ainda eram crianças para trabalhar na casa. O mordomo idoso, sr. Hill, serve à mesa e divide a administração da casa com a sra. Hill. Os quatro formam um pequeno exército de empregados que labuta dezoito horas por dia para que a família Bennet goze do máximo conforto possível. A chegada de James Smith, um jovem lacaio recém-contratado, irá movimentar o andar de baixo da casa, revelando antigas tensões entre empregados e patrões.

Por sua impressionante pesquisa sobre a vida cotidiana no início do século XIX, e também por impor um estilo próprio a sua narrativa, Jo Baker recebeu elogios de críticos e publicações como The New York Times, que considerou As sombras de Longbourn "excepcional: não uma sequência, mas um olhar comovente sobre o mundo de Orgulho e preconceito, só que do ponto de vista da área de serviço".

"Deliciosamente audacioso."
New York Times Books Review

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
As sombras de Longbourn

Similares

(9) ver mais
A Amante do Rei
Novelas Inacabadas
Juvenília

Resenhas para As sombras de Longbourn (28)

ver mais
Uma mudança de perspectiva
on 19/4/14


As Sombras de Longbourn é a história de Orgulho e Preconceito contada pela perspectiva dos criados da casa dos Bennet. Achei muito interessante essa mudança de ponto de vista, porque, quando lemos os livros de Jane Austen, sabemos como são a vida dos ricos, que precisam fazer bons casamentos, ou viver de rendas. O trabalho era mal visto e esses personagens mal são retratados em seus romances. Jo Baker resolveu dar vida e histórias próprias para esses personagens sem nome, que mantin... leia mais

Vídeos As sombras de Longbourn (1)

ver mais
#7 As sombras de Longbourn - Resenha do livro

#7 As sombras de Longbourn - Resenha do livro


Estatísticas

Desejam228
Trocam3
Avaliações 4.0 / 280
5
ranking 34
34%
4
ranking 42
42%
3
ranking 20
20%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

5%

95%

Yasmin
cadastrou em:
07/03/2014 12:28:29
Jenifer
editou em:
28/03/2022 21:28:12

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR