Marcoré

Marcoré Antônio Olavo Pereira




Marcoré


Prêmio Romance da Academia Brasileira de Letras




O protagonista é o oficial-maior do cartório da cidade, um homem introspectivo que se vale de seu privilegiado posto de observação – aonde as notícias sobre nascimentos, mortes, casamentos e acordos comerciais chegam em primeira mão – para especular sobre as motivações ocultas das pessoas e refletir sobre a condição humana. Consciente da precariedade da existência, ele enxerga a vida com um pessimismo temperado com compaixão. O drama central da narrativa, no entanto, se desenrola na vida pessoal do oficial-maior, dentro da casa dos sogros – onde mora –, no convívio com a doce e frágil esposa, Sílvia, e nas dificuldades de relacionamento com a sogra irascível. A sufocante rotina familiar acaba sendo quebrada por uma notícia surpreendente que irá provocar mudanças inesperadas para todos: depois de dez anos de casamento, Sílvia descobre que está grávida do primeiro filho, Marcoré. Preciso e econômico na linguagem, Antonio Olavo Pereira demonstra um profundo conhecimento da natureza humana ao criar personagens extremamente verossímeis que parecem compor um documento da vida familiar brasileira.


Preciso e econômico na linguagem, Antonio Olavo Pereira demonstra um
profundo conhecimento da natureza humana ao criar personagens extremamente verossímeis que parecem compor um documento da vida familiar brasileira.


Edições (5)

ver mais
Marcoré
Marcore
Marcoré
Marcoré

Similares

(1) ver mais
O Conto da Vida Burocrática

Resenhas para Marcoré (11)

ver mais
O leve que se tornou pesado
on 19/2/15


11/02/2015 "Depois que li "Arroz de palma" o amigo de leitura Lima Neto me recomendou Marcoré. Literatura nacional do mais alto nível. Poesia em prosa. Começei a ler no ônibus e de tão envolvido, esqueci que estava na metrópole do Rio de Janeiro e viajei física e temporalmente por essa cidade de interior da época de meus avós, onde as relações entre as pessoas era completamente diferente e a vida fluía num ritmo mais gostoso." Nota: 4 13/02/2015 "Impressionante como o autor captou... leia mais

Estatísticas

Desejam14
Trocam7
Avaliações 4.1 / 86
5
ranking 38
38%
4
ranking 37
37%
3
ranking 20
20%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

33%

67%

*Rô Bernas
cadastrou em:
01/10/2013 11:19:25