Fique onde está e então corra

Fique onde está e então corra John Boyne


Compartilhe


Fique onde está e então corra





Depois que a Primeira Guerra Mundial eclodiu, a vida na rua londrina de Damley nunca mais foi a mesma. O pai de Alfie, que era entregador de leite, foi um dos primeiros a se alistar. Já o melhor amigo dele, que morava no número 16, se recusou a partir para o conflito por razões políticas e humanitárias. Por causa disso, passou a ser ignorado e desprezado por todos os vizinhos, até ser mandado para a prisão. A grande amiga de Alfie e o pai dela, que era dono da loja de doces da esquina, também tiveram de partir: acusados de ter origem alemã, foram enviados para a Ilha de Man.

A vida de quem ficou por ali também foi drasticamente afetada. Sem poder contar com o salário do marido, a mãe de Alfie passou a trabalhar longos turnos como enfermeira, lavando roupas para fora no resto do tempo. Enquanto isso, Alfie ia escondido para a estação de trem King's Cross engraxar sapatos por alguns centavos, já que, como sua mãe dizia, eles estavam "perigosamente perto da miséria."

Quando perguntava a ela por que o pai havia parado de mandar cartas, ela respondia que ele estava numa missão ultrassecreta e por isso não podia se comunicar com a família. Alfie tinha cada vez mais certeza de que, na verdade, o pai havia morrido.

Porém um dia, enquanto lustrava os sapatos de um médico, ele vê o nome do pai nos documentos de um hospital da região, especializado em pacientes com neurose de guerra. Com as esperanças renovadas, o garoto elabora um plano para resgatar o pai daquele lugar.

Mais uma vez, o autor de "O menino do pijama listrado" consegue retratar a guerra de uma maneira incrivelmente sensível pela perspectiva de uma criança. Com uma linguagem simples e comovente, John Boyne mostra o preço absurdo que os inocentes são obrigados a pagar em tempos de conflito - e como só o amor é capaz de curar os piores traumas.

Infantojuvenil / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Fique onde está e então corra

Similares

(17) ver mais
O Garoto no Convés
Noah foge de casa
A Coisa Terrível Que Aconteceu Com Barnaby Brocket
Uma história de solidão

Resenhas para Fique onde está e então corra (146)

ver mais
on 7/7/14


Sendo impossível não se apaixonar pelas obras de John Boyne, cada novo livro do autor que leio é acompanhado por grandes expectativas, que, como sempre, foram saciadas depois de grande fascínio. Em "Fique Onde Está e Então Corra", o autor traz novamente a Primeira Guerra Mundial como tema central da história, assim como fez em "O Pacifista", em uma visão doce e sutil de uma criança, como feita em "O Menino do Pijama Listrado". Porém, mesmo apresentando semelhanças com obras anteriores,... leia mais

Vídeos Fique onde está e então corra (2)

ver mais
Eu Li: Fique Onde Está e Então Corra

Eu Li: Fique Onde Está e Então Corra

Resenha#31 - Fique onde está então corra

Resenha#31 - Fique onde está então corra


Estatísticas

Desejam1.492
Trocam18
Avaliações 4.3 / 2.936
5
ranking 49
49%
4
ranking 37
37%
3
ranking 13
13%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

17%

83%

Rose Guimarães (@rosilealove)
cadastrou em:
27/03/2014 03:13:58
Dali
editou em:
21/05/2020 19:35:45