Todo dia é segunda-feira

Todo dia é segunda-feira José Mariano Beltrame


Compartilhe


Todo dia é segunda-feira





José Mariano Beltrame podia ser apenas mais uma presença efêmera na cadeira da Segurança Pública no Rio de Janeiro, afinal nenhum dos seus antecessores durou mais que três anos no cargo. José Mariano podia nunca ter se tornado o secretário Beltrame. Podia ter continuado na Polícia Federal, dedicando a vida a investigar complexos casos de tráfico internacional de drogas pelos quatro cantos do Brasil. Podia nunca ter saído de Santa Maria.



Mas ele estava trabalhando na Polícia Federal no Rio de Janeiro em 2006,
quando a segurança pública passava por mais uma crise sem precedentes. Isso mudaria de forma radical a sua história e a da cidade em que escolheu morar.



Beltrame aceitou o desafio de assumir a Secretaria de Segurança e se tornou o mais conhecido – e duradouro – secretário de um estado marcado pela violência. Neste livro, ele divide experiências e angústias, revela bastidores dos momentos mais tensos no cargo e faz um relato minucioso da reunião que antecedeu a ocupação do Complexo do Alemão, em 2010.



Além disso, fala sobre o nascimento das Unidades de Polícia Pacificadora, as UPPs, que acabaram ficando conhecidas até mesmo fora do Brasil. A primeira delas, em 2008, surgiu da certeza de que era necessário desestabilizar o tráfico em seu próprio território. Uma decisão aparentemente simples, cuja implementação nunca tinha dado certo.



O livro traz as duras batalhas de Beltrame e de sua equipe no combate
ao tráfico e às milícias. Relata diversos momentos de ocupações e de como a polícia teve de ser adaptada e aprimorada ao longo do processo. Por outro lado, não se furta a comentar assuntos mais sensíveis, como o futuro das ocupações nas favelas e as críticas à repressão nas recentes manifestações.



Ao contar sua história, José Mariano se revela um homem de caráter ímpar, com um comprometimento raro com a causa pública, algo a que os brasileiros estão muito pouco acostumados.

Edições (1)

ver mais
Todo dia é segunda-feira

Similares


Resenhas para Todo dia é segunda-feira (3)

ver mais
Uma visão consistente sobre a Segurança Pública no RJ
on 8/1/15


Um livro muito bom, onde foi possível captar a ideia que um Secretário de Segurança vive em seus dias. As várias decisões que tem de tomar e o tempo de resposta. Mostra a diferença de ter uma pessoa técnica a frente de uma Secretaria ao invés de um afilhado político. O livro "Todo dia é segunda-feira" deve ser lido por todos que estão ligados a área de segurança ou que desejem conhecer o resultado de um trabalho sério. Destaco o ponto em que os resultados apareceram porque o Governador... leia mais

Estatísticas

Desejam16
Trocam6
Avaliações 4.1 / 48
5
ranking 38
38%
4
ranking 40
40%
3
ranking 21
21%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

60%

40%

bellafarias
cadastrou em:
28/03/2014 13:32:50