Imago Dei

Imago Dei Paulo Anglada


Compartilhe


Imago Dei


Antropologia Reformada




Um dos abismos entre a teologia reformada e o pensamento humanista moderno diz respeito à natureza humana. A fé reformada olha para o homem natural tendo em mente a queda. Ela vê o ser humano em estado de pecado, como corrompido, inclinado para o mal e incapaz de, por si mesmo, libertar-se dessa condição. A filosofia humanista, entre-tanto, desconsidera a queda e insiste em ver o homem de maneira romântica, como se ele fosse essencialmente bom e necessitasse mera-mente de estímulos e educação. Todo o pensamento, cultura e ciência modernos estão profundamente impregnados dessa idéia humanista.
Contudo, ao desconectar o homem de Deus, considerando-o mero produto de evolução natural e não um ser criado à imagem de Deus, o humanismo rebaixa o ser humano ao nível do reino animal. Com isso, ele também abre as portas para que se justifique o feminismo, o homosse-xualismo, o adultério, o aborto, a eutanásia, a clonagem humana, etc. Se o ser humano não carrega a imagem de Deus, na condição de um ser espiritual e moral, como a Bíblia revela, então ele não está sujeito à vontade revelada do Criador, não tem noção de conceitos como con-versão e santificação, sendo limitado apenas pela moral social corrom-pida de uma sociedade moralmente depravada.
Neste livro, o Rev. Paulo Anglada aborda o ensino bíblico acerca do ser humano nos estados de inocência, de pecado e de graça, pela ótica reformada. Ele investiga a origem e os elementos essenciais do homem, a doutrina da imago Dei, os pactos de obras e da redenção, a doutrina do pecado e a ordo saluti. No seu tratamento desses assuntos, ele não evita temas controvertidos, como a natureza dicotômica ou tricotômica do homem, a origem da alma, a doutrina do livre arbítrio, o dispensacio-nalismo e os papéis do homem e da mulher redimidos na sociedade, assim como sua relação com a criação.

DESCRIÇÃO
Este é o terceiro volume de uma trilogia de estudos sobre teologia histórica reformada, com base na Confissão de Fé de Westminster. Os três volumes exploram temas teológicos fundamentais para uma cosmovisão bíblica: a Bíblia, Deus e o homem. O primeiro volume, Sola Scriptura, aborda a doutrina das Escrituras. O segundo volume, Soli Deo Gloria, investiga o ensino bíblico acerca do ser e da obra de Deus. O presente volume, Imago Dei, se propõe a apresentar ao leitor a doutrina bíblica concernente ao ser humano. Os três volumes têm como propósito introduzir os leitores ao ensino bíblico-reformado com relação a esses três departamentos basilares da teologia sistemática.
Em Imago Dei, assuntos relevantes, tais como a origem e os elementos essenciais do homem, a doutrina da imago Dei, o homem nos estados de inocência, de pecado e de graça, os pactos de obras e da redenção, a doutrina do pecado e a ordo salutis são investigadas seriamente, por meio de exegese sadia das passagens bíblicas relacionadas ao assunto, à luz da literatura reformada histórica e contemporânea representativa. Na abordagem desses temas, tópicos controvertidos como a natureza dicotômica ou tricotômica do homem, a origem da alma, a doutrina do livre arbítrio, o dispensacionalismo e os papéis do homem redimido na sociedade, assim como sua relação para com a criação, também são discutidos, à luz das Escrituras.

CONTEÚDO
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
Divisão do Assunto na Confissão de Fé
Ordem e Abordagem do Assunto na Confissão
Abordagens Reformada e Humanista
Dificuldade do Estudo
O HOMEM NO ESTADO ORIGINAL
A Origem do Homem
Idade e Unidade da Raça Humana
A Natureza Essencial do Homem
A Doutrina da Imago Dei
Conclusão
O PACTO DE OBRAS
Termos, Conceito e Natureza do Pacto de Obras
Elementos do Pacto de Obras
Princípios Gerais Revelados no Pacto de Obras
O Pacto de Obras no Contexto dos Mandatos da Criação
Conclusão
O HOMEM NO ESTADO DE PECADO
Origem do Pecado
Natureza do Pecado
Transmissão do Pecado e da Culpa
Resultados do Pecado
Conclusão
O PACTO DA REDENÇÃO
Terminologia, Natureza e Evidências
Elementos do Pacto da Redenção
A Questão Dispensacionalista
O Pacto na Antiga Dispensação
O Pacto na Nova Dispensação
Unidade do Pacto nas Duas Dispensações
Conclusão
O LIVRE-ARBÍTRIO
Ensino Pelagiano, Semipelagiano e Arminiano
Doutrina Reformada
A Vontade e os Estados Humanos
Ensino dos Símbolos de Fé
Conclusão
O HOMEM NO ESTADO DE GRAÇA: A ORDO SALUTIS
Introdução
O Chamado para a Salvação
A Regeneração
A Conversão
A Justificação
A Adoção
A Santificação
A União Mística do Crente com Cristo
Perseverança na Santidade
Certeza de Salvação
O HOMEM NO ESTADO DE GRAÇA: RESTAURAÇÃO DA IMAGO DEI
Restauração da Imago Dei Ontológica
Restauração da Imago Dei Espiritual E Moral
Restauração da Imago Dei Funcional
BIBLIOGRAFIA

SOBRE O AUTOR
O Rev. Paulo Anglada é ministro presbiteriano há mais de 25 anos e conhecido pregador brasileiro. Sua formação teológica inclui um bacharelado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, mestrado em Teologia pela Potchefstroom University (África do Sul) e doutorado em Ministério pelo Westminster Theological Seminary (EUA). Além de pastor há vários anos da Igreja Presbiteriana Central do Pará, o Rev. Anglada tem atuado no ensino de diversas disciplinas em seminários nacionais e internacionais, nas áreas de Grego Bíblico, Hermenêutica, Manuscritologia, Novo Testamento, Teologia Sistemática e Pregação. Ele é ainda presidente da Associação Reformada Palavra da Verdade e vice-presidente da Junta de Educação Teológica do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Além de diversos livros, o Rev. Anglada é autor também de diversos artigos em obras coletivas e revistas teológicas.

Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
Imago Dei

Similares


Estatísticas

Desejam16
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 4
5
ranking 75
75%
4
ranking 0
0%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

80%

20%

Val
cadastrou em:
31/03/2014 14:07:17
Vanderley Batista
editou em:
16/12/2016 11:28:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR