A Sessão Nazista

A Sessão Nazista Arthur J. Magida


Compartilhe


A Sessão Nazista


A Curiosa História do Vidente Judeu no Círculo de Hitler




O oráculo dos nazistas

Biografia decifra o controvertido personagem histórico Erik Jan Hanussen, judeu que foi vidente, patrocinador, credor e vítima do círculo próximo de Hitler

Ele era uma celebridade: Erik Jan Hanussen magnetizava plateias com exibições de seus poderes mentais: lia pensamentos, fazia adivinhações, hipnotizava espectadores, previa o futuro. Lançava profecias em seu próprio jornal e dava consultas particulares para gente poderosa. Dizia coisas nas quais as pessoas acreditavam – porque queriam e precisavam acreditar em alguma coisa na Alemanha que ressurgia das cinzas da Primeira Guerra Mundial.

E ele também era uma fraude: Hanussen não passava do pseudônimo de Hermann Steinschneider, artista circense judeu com talento para inventar mentiras e, sem escrúpulos, conviver com aquelas que mais lhe rendessem vantagens. Um mestre na arte de iludir os outros – e a si mesmo – que ocultou sua origem para travar relações com o então ascendente movimento nazista, patrocinou as tropas de assalto de Hitler, a temível SA, e fez de seu jornal um veículo de propaganda para o Führer.

A envolvente narrativa de A sessão nazista resgata a trajetória desse polêmico personagem histórico. Amparado em ampla pesquisa, que incluiu entrevistas com a filha nonagenária de Hanussen e com mágicos e ilusionistas da atualidade, o autor Arthur J. Magida apresenta uma consistente reconstituição da vida do mentalista, cujas desventuras já haviam servido de base para as produções cinematográficas Hanussen (1988), do diretor István Szabó, exibido na Mostra Internacional de São Paulo de 2011, e Invencível (2001), de Werner Herzog.

O livro se concentra principalmente nos acontecimentos do início da década de 1930, no curto período em que Hanussen se torna amigo (e credor das imensas dívidas) de uma estrela nazista em ascensão, o conde Wolf-Heinrich von Helldorf, antissemita radical que viria a ser chefe da truculenta SA, e circula pela cúpula do Partido Nacional-Socialista, chegando a fazer sessões particulares de vidência para o próprio Hitler. O trânsito livre entre os virtuais donos do poder na Alemanha infla a já enorme autoconfiança de Hanussen, levando o chamado "maior oráculo da Europa desde Nostradamus" a um destino que ele mesmo se mostra incapaz de prever.

O autor
Arthur J. Magida nasceu em Nova York. É professor de jornalismo na Georgetown University e escritor-residente na University of Baltimore. Ganhador de várias premiações nas áreas de jornalismo e ciências humanas (incluindo o prêmio Simon Rockower, concedido pela American Jewish Press Association), tem cinco livros publicados nos Estados Unidos, entre os quais Prophet of Rage, biografia do ativista muçulmano negro Louis Farrakhan. Vive em Baltimore, Maryland.


Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
A Sessão Nazista

Similares


Resenhas para A Sessão Nazista (0)

ver mais
Muito bom
on 29/8/20


Achei muito bom da para descobrir coisas q poucos livros falam assim como a parte que Hitler nem se importava com os homossexuais e foi Himmler que fez a caça deles e ficou fazendo o inferno na mente de Hitler para acabar com o aumento dos homossexuais ... Hitler havia feito mais de 100 escritos contra os judeus porém nenhuma contra os homossexuais ate Himmler começar a "lavagem cerebral" no Hitler (não q ele seja santo. Isso nunca será) Fora outros detalhes sobre. A vida de Hittler an... leia mais

Estatísticas

Desejam24
Trocam2
Avaliações 4.2 / 18
5
ranking 44
44%
4
ranking 33
33%
3
ranking 22
22%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

42%

58%

Ana
cadastrou em:
24/04/2014 17:20:15
dos Santos
editou em:
17/03/2015 04:41:21