A Beleza e A Dor

A Beleza e A Dor Peter Englund


Compartilhe


A Beleza e A Dor


Uma história íntima da Primeira Guerra Mundial




Nesta história tão ambiciosa quanto original da Primeira Guerra, Peter Englund aborda o conflito a partir de seu aspecto menos explorado, mas talvez mais revelador: a experiência das pessoas comuns - não apenas a tragédia e a dor, mas também o absurdo e mesmo, por vezes, a beleza dessas vidas.
A beleza e a dor não é, assim, um livro sobre o que foi a Primeira Guerra - ou seja, suas causas, seu desenrolar, seu final ou suas consequências -, mas antes sobre como foi esse conflito. O leitor nele não encontrará tantos eventos e processos, mas sim pessoas, impressões, experiências ou estados de ânimo. Uma reconstituição do mundo emocional em primeiro lugar, depois o curso dos acontecimentos.
A narrativa é composta a partir da voz de dezenove indivíduos, todos resgatados do anonimato por meio dos diários e das cartas que Peter Englund usou como fonte primária de sua pesquisa. Entre eles há um jovem da infantaria britânica que pensava em emigrar até que a guerra lhe ofereceu uma “promessa de mudança”; um bem intencionado funcionário público francês de meia-idade que tem sua admiração pela cultura europeia para sempre abalada; um escritor socialista que perdeu a fé na transformação do mundo com a eclosão do conflito; uma garota de doze anos que aguarda ansiosa as vitórias militares, pois elas significam a mudança de rotina na escola.
Alguns viviam no front Oeste, outros nos Bálcãs, outros ainda na África Oriental ou na Mesopotâmia. Dois morrerão, um jamais ouvirá o disparo de um tiro; alguns se tornarão prisioneiros de guerra; outros serão condecorados como heróis. Mas apesar de suas diversas ocupações e destinos, gênero ou nacionalidade, todos estarão unidos por seu envolvimento - voluntário ou não - no grande e terrível conflito que mudou os rumos do século XX.

Edições (1)

ver mais
A Beleza e A Dor

Similares

(18) ver mais
Catástrofe
As Noites Brancas de São Petersburgo
História de Roma
A Orquestra Vermelha

Resenhas para A Beleza e A Dor (2)

ver mais
A marcha da insensatez
on 21/11/14


Através de cartas,diários e outras fontes escritos por dezenove pessoas envolvidas de uma forma ou outra na primeira guerra mundial,o autor traça um painel fascinante do conflito dando ênfase as individualidades suas motivações,receios,esperanças.Inicialmente alemães franceses,russos e ingleses depois de anos de propaganda nacionalista e belicista saudaram o evento que vencido traria para alguns poder ainda maior e para outro a revanche de humilhações sofridas em um passado não muito d... leia mais

Estatísticas

Desejam51
Trocam1
Avaliações 4.1 / 17
5
ranking 41
41%
4
ranking 41
41%
3
ranking 12
12%
2
ranking 0
0%
1
ranking 6
6%

50%

50%

Yasmin
cadastrou em:
30/05/2014 12:55:52