O Tratado de Versalhes

O Tratado de Versalhes Harold Nicolson


Compartilhe


O Tratado de Versalhes


A paz depois da Primeira Guerra Mundial




"Chegamos convictos de que seria negociada uma paz de justiça e sabedoria. Partimos convictos de que os tratados impostos a nossos inimigos não foram justos nem sábios." Assim Harold Nicolson sintetiza a Conferência de Paz de Paris de 1919, o evento que, ao longo de seis meses reuniu 32 nações em torno da concepção do Tratado de Versalhes.
Diplomata inglês com participação ativa na Conferência - atuou como membro júnior da delegação diplomática inglesa -, o autor resgata a atmosfera desse momento crucial da história, em que a lucidez diplomática acabou à deriva em meio a uma névoa de irracionalidade, revanchismo e certezas de ocasião. Nicolson descreve com acuidade a distância entre a ação e a intenção das grandes lideranças presentes - o presidente Woodrow Wilson, o primeiro-ministro David Lloyd George e o premiê Georges Clemenceau - bem como as circunstâncias que levaram ao exagero de escolhas irrefletidas, como, por exemplo, a pressão popular por uma implacável reparação pelo lado perdedor (sobretudo a Alemanha) dos danos causados aos países vencedores.
Ao publicar este livro em 1933, o autor fez questão de esclarecer que, mais do que um registro histórico, buscou reproduzir a "infeliz e doentia atmosfera" da Conferência de Paz de Paris, a qual resultou no Tratado que, em vez de instaurar a paz definitiva após a Primeira Guerra Mundial, acendeu o estopim que anos mais tarde explodiria em novo conflito de escala planetária.

História / História Geral

Edições (2)

ver mais
O Tratado de Versalhes
O tratado de Versalhes

Similares

(41) ver mais
História da Paz
A Guerra do Sorvete
O Conflito Se Arrasta
A Sagração da Primavera

Resenhas para O Tratado de Versalhes (6)

ver mais
!!!!@@
on 13/12/21


Observaram, por exemplo, que os Estados Unidos, ao longo de sua história curta mas marcadamente imperialista, tinham constantemente se proclamado virtuosos, enquanto, com a mesma constância, violavam sua profissão e recorriam ao materialismo mais flagrante. Observaram que todos os americanos gostavam de sentir como Thomas Jefferson e de agir como Alexander Hamilton. Observaram que princípios como o da igualdade do homem não se aplicava aos amarelos ou aos negros. Observaram que a doutr... leia mais

Estatísticas

Desejam42
Trocam1
Avaliações 3.8 / 33
5
ranking 30
30%
4
ranking 30
30%
3
ranking 30
30%
2
ranking 9
9%
1
ranking 0
0%

45%

55%

Marcos
cadastrou em:
09/08/2014 15:48:53
Romulo67
editou em:
23/02/2017 00:12:39

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR