O Tratado de Versalhes

O Tratado de Versalhes Harold Nicolson


Compartilhe


O Tratado de Versalhes


A paz depois da Primeira Guerra Mundial




"Chegamos convictos de que seria negociada uma paz de justiça e sabedoria. Partimos convictos de que os tratados impostos a nossos inimigos não foram justos nem sábios." Assim Harold Nicolson sintetiza a Conferência de Paz de Paris de 1919, o evento que, ao longo de seis meses reuniu 32 nações em torno da concepção do Tratado de Versalhes.
Diplomata inglês com participação ativa na Conferência - atuou como membro júnior da delegação diplomática inglesa -, o autor resgata a atmosfera desse momento crucial da história, em que a lucidez diplomática acabou à deriva em meio a uma névoa de irracionalidade, revanchismo e certezas de ocasião. Nicolson descreve com acuidade a distância entre a ação e a intenção das grandes lideranças presentes - o presidente Woodrow Wilson, o primeiro-ministro David Lloyd George e o premiê Georges Clemenceau - bem como as circunstâncias que levaram ao exagero de escolhas irrefletidas, como, por exemplo, a pressão popular por uma implacável reparação pelo lado perdedor (sobretudo a Alemanha) dos danos causados aos países vencedores.
Ao publicar este livro em 1933, o autor fez questão de esclarecer que, mais do que um registro histórico, buscou reproduzir a "infeliz e doentia atmosfera" da Conferência de Paz de Paris, a qual resultou no Tratado que, em vez de instaurar a paz definitiva após a Primeira Guerra Mundial, acendeu o estopim que anos mais tarde explodiria em novo conflito de escala planetária.

História / História Geral

Edições (1)

ver mais
O Tratado de Versalhes

Similares

(34) ver mais
História da Paz
A Guerra do Sorvete
Coleção Folha: As Grandes Guerras Mundiais - O Conflito se arrasta
A Sagração da Primavera: A Grande Guerra e o Nascimento da Era Moderna

Resenhas para O Tratado de Versalhes (1)

ver mais
Muito bom!
on 9/6/16


O livro foi escrito por alguém que estava lá, vendo e participando da história. O livro explica porque a 2ª guerra era questão de tempo.... leia mais

Estatísticas

Desejam40
Trocam1
Avaliações 3.9 / 16
5
ranking 31
31%
4
ranking 31
31%
3
ranking 31
31%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

51%

49%

Marcos
cadastrou em:
09/08/2014 15:48:53
Romulo
editou em:
23/02/2017 00:12:39