Diário de Inverno

Diário de Inverno Paul Auster


Compartilhe


Diário de Inverno


Winter Journal




Em 1982, com a publicação de seu primeiro livro em prosa, A invenção da solidão, um jovem Paul Auster chamou a atenção do público e da crítica ao escrever sobre a paternidade. Trinta anos depois, já amplamente consagrado, ele escreve seu segundo livro de memórias, no momento em que adentra a velhice.

Se em sua estreia o escritor se debruçou sobre a figura do pai, que havia acabado de morrer, em Diário de inverno Auster dá destaque à mãe, que se divorciou do marido e se tornou uma pária dentro da própria família. Em meio a lembranças dos jogos de beisebol, do primeiro relacionamento sério, fadado a dar errado, e do dia em que conheceu sua segunda mulher, Auster relembra a luta da mãe para criar os filhos sozinha, sua dedicação ao trabalho, o segundo e o terceiro casamentos, a dependência financeira na velhice e sua morte.

Neste livro nada convencional de memórias, os fãs de Auster reconhecerão muitas das virtudes de seus livros anteriores, como a sensibilidade, o estilo claro e lúcido, o fascínio pela arte e pelo esporte. Ao falar das mudanças de casa, das brigas, do amor pela família e pelos amigos, e principalmente do envelhecimento, este relato de uma experiência pessoal se transforma no retrato de uma experiência universal com a qual todos poderão se identificar.

Edições (1)

ver mais
Diário de Inverno

Similares

(7) ver mais
Sunset Park
Noite do Oráculo
Viagens no Scriptorium

Resenhas para Diário de Inverno (5)

ver mais
Depois de tantos verões e primaveras... por que não inverno?

Paul Auster conta sua história de vida em segunda pessoa. Um sexagenário, poeta, sensível e incrivelmente sincero narra sua vida nos Estados Unidos-Nova York e França-Paris especialmente. Com enorme sensibilidade e humildade ele revela seus momentos em família, seus amores, suas relações mal resolvidas e as outras, claro, bem resolvidas. Normalmente eu coloco, em minha resenhas, fragmentos dos livros para despertar o interesse dos leitores. Que tarefa difícil! O livro todo é uma poesi... leia mais

Estatísticas

Desejam31
Trocam1
Avaliações 3.7 / 41
5
ranking 17
17%
4
ranking 54
54%
3
ranking 24
24%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

35%

65%

Justi
cadastrou em:
26/08/2014 13:53:38