Nicolau & Alexandra

Nicolau & Alexandra Robert K. Massie


Compartilhe


Nicolau & Alexandra (Coleção Os Romanov)


O relato clássico da queda da dinastia Romanov




Após a publicação de Catarina, a Grande – Retrato de uma Mulher, a Editora Rocco apresenta mais um texto clássico do historiador norte-americano Robert Massie sobre a Dinastia Romanov. Lançado originalmente em 1967, em plena Guerra Fria, Nicolau e Alexandra apresenta a biografia do czar Nicolau II e de sua esposa Alexandra de Hesse, últimos soberanos de uma dinastia que governou a Rússia durante três séculos, até as vésperas da Revolução Bolchevique de Outubro de 1917.

Herdeiro de uma longa tradição de imperadores, entre os quais se inclui Pedro I, o Grande (1682-1725), Nicolau II assumiu o trono em 1º de novembro de 1894, com a morte de seu pai, Alexandre III, e se tornou o autocrata de um império em plena ebulição. Conhecido entre seus críticos como Nicolau Sanguinário, foi descrito como um homem bom e gentil, dedicado à família e à fé religiosa, mas um mau czar.

A minuciosa e extensa pesquisa de Robert Massie sobre a trajetória de Nicolau II, sua vida íntima com Alexandra e seus anos de poder, tornou-se um marco na historiografia sobre um dos maiores impérios de toda a história. A publicação de Nicolau e Alexandra no fim dos anos 1960 provocou um enorme interesse sobre a Dinastia Romanov, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, fenômeno que rendeu outros livros e pesquisas acadêmicas inéditas nas décadas seguintes.

Ao debruçar-se sobre o tumultuado governo de Nicolau II, o historiador norte-americano descobriu uma curiosa coincidência de sua vida com a do czar russo: ambos tiveram filhos hemofílicos. Mas, no caso do imperador, as consequências do distúrbio na coagulação do sangue de seu único filho homem ultrapassaram os limites de sua vida familiar e os muros do Palácio de Inverno. Robert Massie identifica na hemofilia do czarevich Alexei, herdeiro de Nicolau II, um fator decisivo na queda do império russo.

A doença genética de Alexei provocou a fatídica aproximação de Nicolau e Alexandra do místico siberiano Gregório Rasputin, chamado para ajudar na recuperação da saúde de seu filho. A entrada do polêmico Rasputin na intimidade dos Ramanov e a sua crescente influência sobre a imperatriz trariam consequências trágicas para o czar Nicolau, que via agravar ainda mais a crise política na Rússia com o estopim da Primeira Guerra Mundial.

A falta de habilidade e sensibilidade do czar Nicolau para lidar com os movimentos que reivindicavam reformas no sistema político russo foi fundamental para o desmoronamento de seu império e para o extermínio de sua família. Assim como o seu guru Rasputin, o último Romanov seria assassinado junto com toda a família em 17 de julho de 1918. Lênin e os bolcheviques chegavam ao poder. Era o fim de uma era.

Biografia, Autobiografia, Memórias / História / História Geral

Edições (1)

ver mais
Nicolau & Alexandra

Similares

(31) ver mais
Pedro, o Grande
Catarina, a Grande
O mundo
As Noites Brancas de São Petersburgo

Resenhas para Nicolau & Alexandra (30)

ver mais
on 22/1/15


Vim ler Nicolau e Alexandra ansiosa, depois de ter lido Catarina, a Grande, do mesmo autor. Talvez esse tenha sido o problema... Quase dói avaliar com três estrelas um livro bem escrito, narrativa de uma história pungente como a queda dos Romanov. A questão é que, depois de ler Catarina, que é a saga de uma mulher incrível, vibrante, que ergueu o império russo às alturas, passar direto à derrocada confusa e dolorida do casal Romanov, às voltas com a angustiante doença do filho e a somb... leia mais

Estatísticas

Desejam377
Trocam1
Avaliações 4.6 / 243
5
ranking 70
70%
4
ranking 26
26%
3
ranking 3
3%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

16%

84%

Editora5
cadastrou em:
29/09/2014 10:47:24
Cadu
editou em:
08/11/2020 10:26:38

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR