Petaluma

Petaluma Tiago Velasco


Compartilhe


Petaluma





Dentre as virtudes deste livro de contos, o segundo de Tiago Velasco, destaca-se em Petaluma o olhar sensível às questões do homem contemporâneo. Na narrativa que abre o livro, Em pedaços, acompanhamos o andar fraturado de um homem que acorda numa cama de hospital e que, com uma doença que desconhece, não tem o que fazer senão caminhar a esmo. A fragmentação de tempo e espaço e do próprio território psíquico do personagem trazem uma atmosfera becketiana que fisga o leitor já nas primeiras páginas.
Mais adiante, em Reflexo temos o homem niilista, sartreano, que abdica (por transgressão ou egoísmo?, se perguntará o leitor) de seu lugar social para viver conforme suas pulsões e demandas mais essenciais.
Tiago Velasco caminha, com destreza, (e esta é outra virtude deste livro), por diferentes gêneros e formatos narrativos: da sátira de costumes (A morta de São José) ao tragicômico (Andrezza/ Ernesto); do nanoconto (Reflexo) à narrativa mais longa, que incorpora ao texto de forma suplementativa, os registros jornalístico, cinematográfico e publicitário, o autor traz uma escrita polifônica e sintonizada com as aflições do homem (pós-)moderno.
Por fim, temos Petaluma, o conto (também novela, também poema, também autoficção) que fecha e dá nome ao livro. Um restaurante em que cidadãos de todos os lugares do mundo vão trabalhar como busboys é o cenário em que se desdobrarão as seculares e ásperas relações de classe, atualizadas aqui pela condição contemporânea ultraglobalizada.
Metáfora da condição desterritorializada do homem hoje, e escrito com linguagem econômica, direta e cortante, Petaluma irá te desterritorializar; na medida em que ser tocado e em entrar em contado verdadeiro com o outro (experiência que Tiago nos proporciona) já é sair de si.

Contos / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Petaluma

Similares


Resenhas para Petaluma (4)

ver mais
on 25/10/14


Petaluma é uma junção de 9 contos com seu tema principal sendo a identidade, todos narrados de uma forma marcante e diferente. Vou falar um pouco de cada um dos contos, de uma forma bem resumida e sem spoilers. Em "Em Pedaços" conhecemos Carlos que acorda de um coma, não se lembra de quem é e sai de sua cama no hospital, vagando pelas ruas tentando encontrar sua casa/família, ele não se recorda de nada, somente pequenos flashs. "A Morta de São José" conta a história de uma desconhe... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam1
Avaliações 3.9 / 9
5
ranking 22
22%
4
ranking 44
44%
3
ranking 33
33%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

25%

75%

Domenica Mendes
editou em:
12/01/2015 16:45:16

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR