O Estado Empreendedor

O Estado Empreendedor Mariana Mazzucato


Compartilhe


O Estado Empreendedor


Desmascarando o mito do setor público vs. setor privado




Uma invenção com impacto enorme na vida de milhões de pessoas, o iPhone costuma ser visto como fruto da mente genial de Steve Jobs e da empresa que ele ajudou a se tornar uma marca mundial bilionária, a Apple. Muitas das tecnologias mais marcantes do aparelho, porém, são resultado de pesquisas financiadas pelo Estado americano, como a tela touchscreen e o assistente virtual acionado por voz, Siri.
Essa é uma das revelações feitas por Mariana Mazzucato em O Estado empreendedor, e ilustra bem o principal tema discutido por ela no livro: apesar de ser percebido como lento, burocrático e pouco ousado, o Estado teve e continua tendo papel fundamental e estratégico no desenvolvimento de grandes avanços tecnológicos. Valendo-se sempre de dados fartos e análises bem-fundamentadas, a autora examina outros casos semelhantes em áreas que vão da internet à nanotecnologia e, através de um olhar fresco e muitas vezes surpreendente, enriquece um debate atualíssimo.

Edições (1)

ver mais
O Estado Empreendedor

Similares

(11) ver mais
Chutando a Escada
Capitalismo de Laços
Reinventando o Capitalismo de Estado
Economia: Modo de Usar

Resenhas para O Estado Empreendedor (1)

ver mais
Em tempos de Paulo(s) Guedes
on 18/1/19


O livro da italiana Mariana Mazzucato, professora da famosa Universidade de Sussex (Reino Unido) é brilhante, especialmente, por alguns pontos: a) Trabalha com um duro processo de desconstrução argumentativa de algo que é vomitado diariamente pela mídia e que hoje já faz parte do senso comum: o Estado não gera lucro, o Estado deve ser mínimo e outros absurdos vociferados como a mais pura verdade. Portanto, Mariana trava uma batalha discursiva que visa expor ao leitor os fatos. Repleto... leia mais

Estatísticas

Desejam50
Trocam1
Avaliações 3.8 / 30
5
ranking 23
23%
4
ranking 47
47%
3
ranking 23
23%
2
ranking 7
7%
1
ranking 0
0%

57%

43%

Leitora Viciada
cadastrou em:
18/10/2014 10:45:05